Três benefícios em subir escadas
Existe um exercício muito simples de fazer que vai ajudar você a tirar o melhor do exercício em subir escadas
Oi! Olá! Como você está?
Subir escadas parece algo muito difícil, não é? Mas e se eu te der três bons motivos, será que você começaria a trocar o elevador e a escada rolante pela escada fixa?
Então, vamos a eles:
1 - Fortalece as pernas
Subir escadas vai fortalecer a musculatura das pernas. Isso vai melhorar a capacidade física para outros exercícios físicos, como a caminhada ou corrida. Se você subir de dois em dois degraus, melhor. Isso ajuda também a fortalecer a sua coluna.
2 - Ajusta a coordenação entre braços e pernas
Subir escadas mexe com algumas estruturas do nosso corpo e que ajudam a melhorar a coordenação motora.
3 - Melhora o equilíbrio
Todo o trabalho que seu corpo vai fazer para subir os degraus não fica restrito apenas às pernas. O abdômen também é trabalhado e isso, meus amigos, significa mais equilíbrio. Vocês lembram o que escrevi na minha primeira coluna sobre abdominais?
Subindo o joelho
Aprendemos desde cedo a transpor obstáculos e subir degraus. Isso faz com que esse movimento pareça algo muito natural. Mas para tirar melhor proveito dos benefícios desse exercício, a primeira providência a ser tomada é elevar o joelho. Ensinar esse movimento ao seu corpo fará com que você suba a cada dois degraus.
Existe um exercício de coordenação que se chama skipping – também conhecido como joelho alto. Ele se assemelha muito ao ato de subir escadas. E, por isso, deixa as panturrilhas e o músculo posterior da coxa mais preparados e fortalecidos para a atividade.
Como fazer o skipping
Em uma superfície plana, caminhe por 20 metros – algo como 20 passos largos – elevando exageradamente o joelho nesse trajeto. Exagerado mesmo, eleve o joelho o máximo que conseguir. Repita essa série de 6 a 10 vezes para que os ligamentos ou as articulações entre coxa e abdômen se fortaleçam dando a estabilidade que você precisa para subir escadas, caminhar ou correr.
Não se esqueça de observar os seus braços. Sim, o exercício é de perna, mas os braços devem se movimentar de maneira alternada para auxiliar no equilíbrio e dar ritmo ao exercício.
Não há contraindicação desde que você respeite seu ritmo e aumente o grau de dificuldade, conforme seu corpo for se adaptando. Aliás, isso será uma regra para a gente ok?
E aí? Quando é que você vai começar a subir mais escadas?
Tags: