4 correções posturais para evitar a dor nas costas durante o home office

Veja como você pode adequar a sua estação de trabalho e poupar o seu corpo de dores e lesões

18/08/2020



Quem passou a trabalhar em casa durante a pandemia pode ter se dado conta logo nos primeiros dias de que a casa não estava estruturada para a prática do home office. Sofá e mesas e cadeiras de jantar não foram projetadas para isso, mas, da noite para o dia, viraram uma estação de trabalho. Isso parece familiar?

 

Em um artigo no site Mindbodygreen, a quiropraxista Ann Barter elencou os dois culpados pelo aumento das reclamações de dores no pescoço, costas e ombros, que ela recebeu de seus clientes no primeiro semestre de 2020:

 

  • O uso massivo de laptops, que com teclado e monitor menores requerem um certo contorcionismo dos usuários.
  • O espaço inadequado que as pessoas escolheram como escritório, que não combinam com as necessidades ergométricas de cada um.

 

 

Em seu artigo, Brater traz quatro mudanças que você pode fazer no local que você escolheu para trabalhar durante a pandemia para prevenir — ou eliminar — algumas dores.

 

Tela do computador na linha dos olhos.

Use livros ou um suporte para colocar a tela do seu computador na altura dos olhos. Livros podem ser melhor porque você pode ir ajustando a altura até que você não precise ficar mais olhando para baixo e abrindo chance para micro traumas no pescoço, ombros e na parte superior das costas.

 

Braços fazendo um ângulo de 90°

A dica que a quiropraxista dá é usar um teclado separado do seu laptop para que os seus braços façam um ângulo reto em relação à mesa de apoio. Por serem menores, o teclado nativo do laptop pode causar cãibras nas mãos e micro trauma no punho, dedo e antebraços.

 

Faça pausas e levante-se

O rimo frenético do trabalho em casa pode fazer com que você se esqueça de se levantar de vez em quando. Barter sugere realizar pausas a cada 45 minutos para evitar que a fadiga muscular entre em ação e cause lesões nos músculos posturais.

 

A cadeira tem que ser sua amiga

Conte com uma cadeira que tenha ajuste de altura e apoio para as costas e os braços. Estudos indicam que assentos com essas características podem reduzir a fadiga muscular e, por tabela, lesões no pescoço, ombro e costas.


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