4 dicas para quem quer começar a correr por conta própria

Especialistas dão conselhos para treinar bem e reduzir o risco de parar por causa de lesões

26/11/2018



Começar a correr está no "projeto verão" e na lista de resoluções de Ano Novo de muita gente. Por ser uma atividade que, à primeira vista, requer apenas um par de tênis e força de vontade, muita gente pensa que não é preciso se preparar para correr.

 

Mas, na verdade, essa preparação é fundamental para evitar lesões e outros prejuízos à saúde. O Nexo listou quatro dicas para quem está se preparando para embarcar no mundo da corrida -confira a seguir.

 

 

Vá ao médico

Antes de começar, consulte-se com um clínico geral --essa dica vale especialmente para quem tem fatores de risco como lesões musculares ou nos ossos, diabetes, problemas cardiovasculares e histórico familiar precoce de doença cardíaca. Outros profissionais que podem ser consultados, separadamente, são cardiologistas, nutricionistas, endocrinologistas e ortopedistas.

 

Faça outro exercício

Muitas vezes a corrida é a única atividade física praticada, mas essa não é uma boa estratégia. É bom se dedicar a outros exercícios, como a musculação, para fortalecer os músculos e evitar lesões.

 

Não exagere

Correr nos traz uma sensação gostosa, porque o exercício aumenta a produção de endorfina e serotonina (os hormônios do bem-estar) no cérebro. Por isso, é fácil exagerar na dose. Para os iniciantes, o ideal é correr de duas a três vezes por semana, intercalando com a caminhada, diz a professora de corrida Paula Lavieri. O descanso é essencial para recuperar as articulações e os músculos.

 

Não gaste uma fortuna

Para começar a correr não é preciso ter tênis sofisticados nem roupas específicas _muito menos usar joelheiras e tornozeleiras se você não tem lesão nesses locais, apontam Adriano Almeida, doutor em ortopedia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e Paula Lavieri. “O tênis ideal é o que te deixa confortável, e o mesmo vale para roupas”, diz Lavieri.

 


Compartilhe:

1 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

RENATA REIGLAY PEREIRA DE ALMEIDA E VIEIRA

01 de fevereiro de 2019

Excelentes dicas.