4 dicas para treinar (e não se resfriar) no inverno

Conheça alguns cuidados simples para proteger a nossa saúde quando a temperatura cai e manter os exercícios em dia

05/06/2018



Quando chega o tempo frio, dá aquela preguiça de sair da cama quentinha para ir treinar. Mas, como bem disse Robson Caetano, nosso embaixador de bem-estar aqui no Viva a Longevidade, vencer esse desânimo só faz bem: fortalece o corpo para evitar gripes, alergias e resfriados, nos dá mais fôlego e nos deixa em forma para quando o verão chegar.

 

A preguiça, porém, não é a única adversária de quem quer fazer exercícios no frio. Há também aquele receio de que se expor ao vento gelado e às baixas temperaturas possa fazer mal à saúde.

 

Em geral, a temperatura ideal para se exercitar é de 20oC, informa a Donna. Por isso, quando está mais frio é preciso ter alguns cuidados para não comprometer a saúde -- confira abaixo alguns deles, sugeridos pela personal trainer e nutricionista Raquel Lupion.

 

 

Aqueça os músculos

 

A gente naturalmente tende a se encolher no frio - e nossos músculos acompanham. Como a musculatura fica mais rígida e se contrai, é preciso caprichar no aquecimento antes de se exercitar. O ideal é fazer alongamentos ativos (com movimentos repetitivos) e aquecimento (como caminhada ou trote) por cerca de 15 a 20 minutos antes de começar o treino.

 

Leve um agasalho

 

Fazer exercícios ao ar livre é outro desafio, pois o corpo trabalha bastante para manter a nossa temperatura estável. Uma maneira de ajudar nessa tarefa é usar roupas justas e proteger as extremidades com protetores de orelha, luvas e gorros. Se sentir calor, dá para ir tirando algumas peças conforme o corpo for se aquecendo.

 

Não se empolgue

 

Quando a temperatura está mais baixa, temos a impressão de que podemos pegar mais pesado do que no calor, porque o corpo parece responder bem a esse esforço extra. O problema é que isso não é verdade; ir além do limite pode sobrecarregar muito o corpo. Alguns estudos, por exemplo, mostram um aumento de 30% na ocorrência de infartos durante a prática de exercícios em temperaturas abaixo de 14oC. Quem tem limitações, cardíacas, portanto, deve ter mais cautela no frio.

 

Respire pelo nariz

 

Uma boa maneira de proteger os pulmões do ar gelado é respirar pelo nariz. Dessa forma, aquecemos o ar antes que ele chegue aos pulmões, evitando uma reação parecida com a asma (mesmo em quem não tem esse problema). Quando o dia estiver especialmente frio, tampe o rosto para garantir a proteção da boca e do nariz.


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