5 alimentos que nos dão energia para treinar

Fazer uma refeição leve e rica em carboidratos é o segredo para manter o pique até o fim

13/11/2018



Antes de treinar é preciso escolher bem o que comer. A refeição tem que ser leve, mas ao mesmo tempo nutritiva, pois precisamos de energia para fazer os exercícios e ter um bom desempenho.

 

Os melhores alimentos são aqueles que têm baixo índice glicêmico, pois eles liberam sua glicose lentamente no organismo e, assim, fornecem uma energia que dura até o final da atividade física.

 

“Comer antes de qualquer prática esportiva é essencial para que não haja nenhum desconforto durante o exercício, como hipoglicemia, e, consequentemente, queda de pressão”, afirma a nutricionista Cyntia Maureen ao Extra.

 

Quer alguns exemplos? Confira, a seguir, cinco dicas de alimentos que são uma boa opção para antes do treino.

 

 

Banana

Além de ser rica em carboidratos --que nos dão energia-- e potássio, ela também ajuda a balancear a água no organismo. Outro benefício: ela promove relaxamento muscular e evita câimbras e dores depois do treino.

 

Lanches leves

Para quem curte sanduíches, uma boa combinação é rechear um pão integral com alface, tomate, patê e queijo --nos dois últimos casos, é melhor escolher os menos gordurosos, para não dificultar a digestão.

 

Suco de frutas

Muito práticos e de fácil digestão, fornecem energia porque as frutas são ricas em frutose. Além disso, a combinação de fibras e vitaminas estimula os músculos e favorece a recuperação.

 

Grãos integrais

Colocar aveia no iogurte é uma boa pedida, afinal os grãos integrais têm baixo índice glicêmico e, por isso, são absorvidos lentamente pelo organismo.

 

Batata doce

Seu trunfo é ter baixo índice glicêmico, o que faz com que a glicose contida na batata seja liberada lentamente no sangue, fornecendo energia para o corpo durante mais tempo. Além disso, ela faz bem para os músculos, pois tem potássio, fósforo e ferro.


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