5 dicas para começar a se exercitar em qualquer idade

Descubra algumas táticas simples para se animar e se comprometer com a mudança de estilo de vida

18/03/2019



Fazer exercícios faz muito bem para a nossa saúde: previne doenças cardíacas, fortalece os ossos e melhora nosso humor, por exemplo. Por isso mesmo, ter uma vida ativa é um quesito crucial para estender a nossa longevidade.

 

Como bem lembra o blog da Faculdade de Medicina de Harvard, sempre é tempo de começar a se mexer. Confira, então, cinco dicas para sair do sedentarismo em qualquer idade.

 

 

Pense na segurança

Em geral, a caminhada e outros exercícios leves são os mais seguros para todos. Mesmo assim, é bom conversar com seu médico antes de começar uma rotina de exercícios, especialmente se você tiver histórico de doenças cardíacas.

 

Comece devagar

Estabelecer metas ambiciosas é bem tentador, mas a tática que realmente funciona é começar com objetivos mais modestos. Um exemplo: estabelecer uma rotina de andar entre 10 e 20 minutos três vezes por semana e, a cada semana ou duas, adicionar 5 minutos a esse tempo até chegar aos 30 minutos.

 

Chegando nesse ponto, adicione mais um dia de exercício, até chegar aos 150 minutos recomendados de atividade física por semana. Com o tempo, você pode aumentar a intensidade. Objetivos pequenos são mais alcançáveis, e são essas pequenas vitórias que vão alimentar a sua motivação.

 

Não fuja da ginástica

Muita gente tem medo da academia, especialmente quem nunca fez musculação ou se sente muito acima do peso. Para não se desmotivar, lembre-se que todo mundo que está ali já passou por isso --ninguém nasceu sabendo, então tenha paciência para aprender os exercícios e acostumar seu corpo a eles. Foque no seu propósito e não gaste energia com esse tipo de preocupação.

 

Planeje com antecedência

As chances de mudar seu estilo de vida com sucesso serão maiores se você se planejar com antecedência. A cada semana, olhe sua agenda e escolha os dias em que você vai se exercitar naquela semana. Pense nas oportunidades de fazer exercício como um compromisso sério, e não como algo que você vai fazer apenas se sobrar um tempinho.

 

Prepare-se para perder

Tenha sempre em mente que todo mundo se sente vencido em algum momento desse processo de mudança de comportamento. Não deixe as pequenas falhas reduzirem a sua motivação. Em vez disso, descubra quais foram os obstáculos que te atrapalharam, crie uma solução para continuar avançando e tente outra vez.


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