6 benefícios mentais de praticar esportes

Fazer exercícios pode melhorar nossos níveis de concentração, felicidade e autoestima

16/04/2018



Fazer exercícios não faz bem apenas para o corpo. Praticar uma atividade física regularmente estimula o cérebro e a produção de hormônios que ajudam a melhorar também o humor, a concentração, a qualidade do sono e até a confiança, aponta um artigo publicado no site Eu Atleta, do G1, pela médica ortopedista Ana Paula Simões, da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva.

 

Em seu artigo, ela lista 8 benefícios. Separamos aqui quatro deles (você pode ler a lista completa no site Eu Atleta

 

Sensação de felicidade

 

Quando fazemos atividades físicas - seja uma caminhada ou um treino de musculação na academia -, nosso organismo libera substâncias químicas que trazem uma boa sensação de felicidade e de relaxamento. Quem pratica esportes coletivos ainda tem um bônus: a conexão gostosa com amigos e colegas de equipe em um momento de lazer.

 

 

Mais concentração

 

Praticar uma atividade física com regularidade melhora também algumas capacidades do cérebro, como a de concentração, pensamento crítico e aprendizado. Algumas pesquisas mostram que fazer um exercício durante 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana melhora a nossa concentração e a nossa memória.

 

Menos estresse

 

Fazer exercício nos distrai dos fatores que nos estressam no dia a dia e reduz os níveis dos hormônios do estresse, enquanto estimula a produção de endorfinas, que nos deixam de bom humor e podem afastar tanto o estresse como a depressão. As endorfinas também podem trazer relaxamento e otimismo depois de um treino intenso.

 

Dormir bem

 

Manter-se em atividade pode melhorar até o sono. Os exercícios ajudam a adormecer mais rapidamente e a aprofundar o sono para reparar os tecidos e cicatrizar os músculos. Quem dorme melhor, acorda mais disposto no dia seguinte. Só não pratique muito tarde, pois essa atividade noturna intensa pode prejudicar o sono.

 

Aumento de confiança

 

Conforme nos exercitamos, ganhamos força, habilidade e resistência, e isso melhora nossa autoestima e a autoconfiança. Com vigor renovado e energia, aumentam as chances de ter sucesso nas tarefas diárias porque nosso reforço positivo está em alta.

 

Lição de liderança

 

Os esportes coletivos também nos ajudam a desenvolver a proatividade e características de liderança. Treinando junto para competir, as pessoas também ficam mais inclinadas a adotar uma mentalidade de equipe no trabalho e em situações sociais.


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1 Comentários:

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Comentários recentes:

Gesrael

17 de julho de 2018

muito bom