6 passos para você voltar a se exercitar

Parou de fazer exercícios faz tempo? Nada está perdido: confira essas dicas para reativar o corpo e voltar a se mexer

24/01/2018



Há momentos na vida em que outras prioridades (ou simplesmente a preguiça) nos fazem deixar de lado os exercícios físicos. Mas, conforme os anos passam, nosso corpo vai ficando mais fraco, mais pesado, e bate aquela vontade de voltar à ativa.

 

Será que dá? Claro que sim! O site NextTribe mostra seis passos para colocar a academia, a corrida ou qualquer outro esporte de novo na agenda diária.

 

Seja realista

 

Quem não coloca roupa de ginástica há anos não vai arrebentar logo de primeira. Para se reacostumar ao ritmo das aulas na academia, não tenha vergonha de fazer os movimentos em seu tempo (ainda que seja mais lento que o dos outros). Nem de trotar de leve na corrida até pegar o jeito de novo. Quanto menos realista você for, mais facilmente cairá na armadilha de se decepcionar e desistir.

 

Assuma a responsabilidade

 

Nada de segredo: fale para a família que você vai voltar a se exercitar, faça uma aula teste, procure um personal trainer se puder arcar com o custo, combine de ir à academia com um amigo. Assim vai ser mais difícil desistir do plano de se dedicar aos exercícios (e evitar ter que explicar pra todo mundo por que não deu certo).

 

Mexa-se sempre

 

Para fazer o corpo voltar a funcionar bem, não precisa correr, se inscrever em maratonas, levantar pesos. Qualquer exercício basta: a prioridade é se mover todo dia, para o corpo começar a sentir os benefícios de sair do sedentarismo.

 

Cuide-se bem

 

Colocar o exercício na rotina diária é mais do que recomentado. Mas, para se sentir melhor fisicamente e emocionalmente é preciso ter cuidados também com a alimentação e o descanso. Então invista em refeições equilibradas e durma bem.

 

Consulte um profissional

 

Se você não tem certeza de qual é o melhor exercício para você, converse com um profissional de educação física, um médico ou o treinador da academia. Assim você evita lesões e começa com o pé direito.

 

Não esqueça o objetivo

 

Sempre vai haver aquele dia em que você sente vontade zero de sair de casa para fazer um exercício. Se for um dia ou dois, tudo bem. Mas lembre-se sempre de que você está se mexendo para ter uma vida mais longa, um corpo mais forte e para se sentir melhor. Essa é a melhor motivação.


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