7 bons motivos para trocar o elevador pelas escadas

Esse exercício simples faz bem para os músculos, o coração e também aumenta a expectativa de vida

29/01/2018



Existem várias maneiras de se manter ativo no dia a dia – e nem sempre isso é sinônimo de ir à academia. Algumas escolhas cotidianas, por exemplo, já ajudam a reduzir nosso sedentarismo, e uma das mais simples é trocar o elevador pelas escadas.

 

Encarar os degraus traz muitos benefícios não só para os nossos músculos, mas também para o coração e para o cérebro. E é um exercício muito simples: basta começar subindo devagar até onde o fôlego aguenta e adicionar lances de escadas aos poucos, aumentando o ritmo.

 

A Gazeta Online consultou um especialista em orientações de bem-estar, o educador físico Roque Luz, que dá sete motivos para trocar o elevador pelas escadas sempre que possível.

 

Queima calorias

 

A cada dez minutos subindo degraus, nosso corpo queima 80 calorias. Os mais experientes podem tentar subir correndo, o que eleva esse gasto para 150 calorias. Mas o ideal é ir aos poucos. “Na primeira semana, vá até o segundo ou terceiro andar. Nas semanas seguintes, suba mais lances da escada. Até que vai chegar o dia em que você conseguirá ir até último andar”, afirma Luz.

 

Trabalha pernas e bumbum

 

Quem já pegou prática – e fôlego – para encarar a escada pode adicionar um nível extra de dificuldade: subir de dois em dois degraus. Esse exercício ajuda a trabalhar a musculatura posterior das coxas e o bumbum e equivale a fazer uma série de agachamento.

 

Fortalece coração e pulmões

Subir degraus é uma atividade que exige um certo esforço cardiovascular, o que estimula o coração e os pulmões a trabalhar e ajuda a melhorar nosso condicionamento físico.

 

Aumenta a expectativa de vida

A cada lance de escada vencido, nossa expectativa de vida pode aumentar seis minutos – a cada dez andares, ganhamos uma hora a mais de vida, de acordo com arquiteto alemão e especialista em envelhecimento Matthias Hollwich.

 

Ajuda a ganhar tempo

Nos horários de pico no escritório, optar pela escada pode ser uma opção mais rápida do que esperar o elevador lotado, que vai parando em todos os andares.

 

Ativa a mente

Esse tipo de atividade física estimula a produção de hormônios como a endorfina e a dopamina, que aumentam o bem-estar e a concentração.

 

Poupa o meio ambiente

Quando subimos a pé, a única energia que gastamos é a do nosso próprio corpo. Assim, em longo prazo, imagina a economia de energia conquistada por deixar o elevador ocioso?


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Francisco lucena

28 de abril de 2018

Chico 62 anos Pedalo em dias alternados, faço um percurso de 15kh em 40minutos.