7 dicas para começar a se exercitar e não parar

Afinal, quem nunca perdeu a motivação de fazer uma atividade física?

30/01/2020



No começo do ano está todo mundo empolgado para correr, malhar, praticar um esporte... Mas quando chega o Carnaval, boa parte das pessoas já desistiram do plano. Se você faz (ou já fez) parte desse time, confira essas dicas do HuffPost para começar a se exercitar e não desistir logo no primeiro mês.

 

Avalie a saúde

 

Antes de começar a fazer uma atividade física, o ideal é fazer uma avaliação com um educador físico e saber a quantas anda o coração (com o cardiologista). Assim você vai começar uma atividade no nível mais adequado para o seu corpo e que atenda às suas necessidades no momento.

 

Escolha o que você gosta

 

Não é porque todo mundo está correndo que você deve fazer o mesmo. Escolha uma atividade que você curta, porque senão a motivação vai embora rapidinho. Se você não tem certeza do que gosta, comece experimentando diversas modalidades.

 

 

Aproveite cada minuto

Comprometa-se a fazer os exercícios com frequência, mesmo que tenha menos tempo no dia. “Estudos apontam que é melhor fazer uma atividade física por pouco tempo – entre 20 e 40 minutos, por exemplo – próximo ao limite máximo de esforço, do que exercitar-se por mais de uma hora, em uma zona de conforto”, afirma o personal trainer Rodrigo Sangion.

 

Não se compare aos outros

É muito fácil achar lindo o corpo daquela pessoa super malhada na academia --o que ninguém sabe é o trabalho que deu chegar lá. Faça as coisas no seu ritmo e não se compare com o colega da esteira ao lado.

 

Vá com calma

Os resultados que desejamos às vezes demoram para chegar. Mas é importante respeitar o seu tempo e o descanso de que seu corpo precisa, pois o excesso de treino pode causar lesões que vão te tirar de cena por algum tempo.

 

Não pense muito

Quando o despertador tocar, apenas levante, se vista e vá fazer exercício. Não pare para ouvir a preguiça, senão vai ser muito fácil desistir de se exercitar.

 

Planeje o curto prazo

Nada de pagar um ano de academia logo de cara. “Pense em um treino por vez. No máximo, estabeleça uma estratégia de treino de um ou dois meses e avalie o resultado. Na medida em que o resultado aparece, a tendência é renovar a estratégia para avançar mais. O resultado é o que move aqueles que não gostam de fazer exercícios”, aconselha Sangion.


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