7 locais no Brasil para praticar stand up paddle

Esporte não tem restrição de idade e permite contato com a natureza

08/01/2018



A prática de stand up paddle voltou com força total no verão de 2018. O SUP, como é conhecido, pode ser praticado em praias e lagoas e é uma boa pedida para quem quer manter uma atividade física enquanto curte as férias e contempla a natureza.

 

O jornal O Globo fez uma lista com os cinco locais no Brasil para praticar o SUP. Aproveitamos a deixa e adicionamos mais dois destinos para quem quer curtir o visual, se refrescar e ainda fazer um exercício.

 

Barra Grande

O pequeno vilarejo no litoral do Piauí e é a capital do kitesurf graças à quantidade de vento que bate por lá. Mas é possível curtir um passeio de stand up paddle na época em que os ventos dão uma (pequena) trégua e também no manguezal da região.

 

Belém

A Lagoa da Água Preta é um dos points para a prática do SUP. Além do exercício, é possível observar a diversidade da fauna e flora do local.

 

Brasília

O Lago Paranoá é o ponto da prática de diferentes esportes náuticos e aquáticos. Com o SUP não é diferente. Há diversas empresas que alugam as pranchas e oferecem aulas ao longo do lago.

 

Cabedelo

Fazer um passeio de SUP no pôr do sol ao som do Bolero de Ravel. Já sonhou com isso? Se sim, dá para fazer em Cabedelo, cidade grudada na capital da Paraíba, João Pessoa.

 

Florianópolis

A Lagoa da Conceição tem águas calmas, perfeitas para a prática de stand up paddle na capital catarinense.

 

Ilha Grande

O paraíso do estado do Rio de Janeiro é um ótimo cenário para a prática do stand up paddle. As águas cristalinas permitem observar a fauna marinha de cima da prancha de SUP.

 

São Paulo

Sim, em São Paulo é possível fazer stand up paddle. Onde? Na represa de Guarapiranga, casa dos esportes náuticos da capital paulistana e na raia olímpica da Universidade de São Paulo.

 

Onde mais?

O site Supsurf disponibiliza dois mapas para quem quer remar. Um que conta com a colaboração dos seus leitores e um outro que mostra a localização de lagoas no Brasil e na América do Sul (inclusive as propriedades privadas). Antes de botar a prancha na água, você deve se informar se o acesso é liberado e se há infraestrutura (como clubes náuticos e escolas) para praticar o esporte.

 

Vale reforçar

O SUP não tem restrição de idade e nem exige experiência anterior. Também não é preciso ter uma prancha e remo para praticar, é comum encontrar locais que aluguem os equipamentos necessários: prancha, remo e – muito importante – colete salva-vidas. Muitas praias e lagoas contam com pontos para aluguel dos equipamentos. Lembre-se: sempre conheça e respeite os seus limites e os da natureza (correnteza e tábua de marés) e siga as orientações dos instrutores.


Compartilhe:

2 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

Willyam Vichoski

28 de junho de 2019

Lago de Itaipu - Foz Sup Tour - Foz do Iguaçu - PR