Como preparar uma playlist no ritmo da sua corrida

A música certa melhora a performance e reduz o cansaço – e há apps e profissionais que ajudam a escolher um som no seu ritmo

22/01/2018



Ouvir música não só deixa a corrida mais agradável, mas também ajuda a dar aquele gás para ter uma boa performance durante o exercício.

 

Isso acontece porque a batida de uma canção tem um efeito motivacional que melhora o ritmo da corrida e o humor, além de reduzir a percepção do cansaço, aponta um estudo conduzido pelo treinador e pesquisador inglês Costas Karageorghis e publicado pela revista Exame.

 

Nessa pesquisa, ele encontrou a relação entre os batimentos do coração e os da música e descobriu que, quanto maior o esforço cardíaco do treino, mais acelerado deve ser o ritmo da música – e que as canções mais motivacionais são as que têm melodias fortes e uma harmonia estimulante.

 

Quer uma dica de como fazer uma playlist que acompanhe o seu ritmo? Dá uma olhada nesses apps e sites que podem dar uma mãozinha na hora da seleção:

 

 


Spotify

 

Coloque "Running" ou "Corrida" no campo de busca e você terá um número grande de playlists criadas pelo serviço de streaming, usuários e empresas ligadas ao mundo fitness. É possível escolher por estilo de música ou pela quantidade de BPM de cada música.

 

Até março o app tinha uma função que detectava seu ritmo e escolhia uma música de acordo com as passadas – ou te motivava com um mix das suas canções favoritas ou de novidades ideias para ouvir durante a corrida. Mas a funcionalidade foi descontinuada (é possível votar para pedir que voltem com esse serviço).

 

Disponível para Android e iOS.

 

Deezer

 

Além de oferecer sugestões de playlists para correr, o serviço de streaming permite encontrar seleções feitas por outros usuários para turbinar seus treinos.

 

Disponível para Android e iOS.

 

Jog.fm

 

Para selecionar um som no seu ritmo, basta informar no site em quanto tempo você corre um quilômetro e ele escolhe as músicas que acompanham o seu pique. Disponível também como app, mas apenas para iOS.  

 

Playlist do DJ


Em seu site, o DJ e produtor musical Ronaldo Gasparian disponibiliza diversas playlists de músicas bem aceleradas para energizar a corrida, especialmente na batida da dance music. As seleções podem ser ouvidas em streaming ou baixadas no celular.

 

Vale o lembrete


Confira os detalhes e limites do plano de consumo de dados que você contratou junto à operadora de telefone celular. Se for possível, baixe as playlists ou músicas para o seu celular, assim você não precisará estar conectado quando estiver correndo.

 

Além disso, pode ser necessário a realização de cadastro e/ou pagamento de assinatura para ter acesso a todas as funcionalidades dos aplicativos e serviços de streaming que listamos aqui.

 


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação