Idosos sedentários também podem ganhar músculos

Estudo mostra que musculação também favorece quem nunca havia treinado

10/09/2019



Mais uma prova de que não tem idade para a gente começar a cuidar melhor do nosso corpo. Idosos e idosas sedentários são capazes de ganhar músculos tão facilmente quanto superatletas da mesma idade, informa o jornalista Paulo Markun em seu blog, Em Tempo.

 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, estudaram um grupo de pessoas na faixa dos 70 e 80 anos que se exercitava havia muitos anos, competindo nos níveis mais altos em seu esorte, e outro grupo de pessoas saudáveis, mas sedentárias.

 

 

Depois, todos receberam um marcador celular e fizeram uma rodada de exercícios com pesos. Antes e depois das atividades, todos fizeram biósia do tecido muscular. Resultado: não houve diferença no tecido dos atletas e dos sedentários.

 

“Nosso estudo mostra claramente que não importa se você não se exercita regularmente ao longo da vida, ainda pode se beneficiar do exercício sempre que começar. Obviamente, um compromisso de longo prazo com boa saúde e exercício é a melhor maneira de alcançar a saúde de todo o corpo, mas mesmo começando mais tarde irá ajudar a retardar a fragilidade relacionada à idade e a fraqueza muscular”, explicou a doutora Leign Breen.

 

Segundo a doutora Breen, cuidar do jardim, subir ou descer escadas ou carregar uma sacola de compras podem ajudar, se realizadas como parte de um regime regular de exercícios.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação