O que devemos comer antes e depois do treino

Alimentos leves nos dão energia para os exercícios, enquanto as proteínas reforçam os músculos

17/04/2018



Antes de fazer exercícios, precisamos de energia. Depois, de alimentos que reponham o que gastamos e recuperem nossos músculos ao final de tanto esforço. Mas quais alimentos são mais indicados para antes e depois do treino? O HuffPost Brasil consultou a nutricionista Ariane Bomgosto, que explica o que é indicado comer antes e depois da malhação.

 

 

Antes do treino

 

Para não cansar enquanto estiver se exercitando, a ideia é consumir uma fonte de carboidratos bem leve, mas que seja absorvida lentamente pelo organismo, com a ajuda de algo rico em fibras. Uma dica é misturar banana e aveia. "Carboidratos simples dão um pico de açúcar no sangue, ou seja, a pessoa tem um pico de energia e depois se sente cansada. Acrescentando a aveia, ela vai segurar esse pico e manter a energia durante toda a atividade”, explica a nutricionista.

 

Outra dica é combinar um carboidrato de baixo índice glicêmico, como a batata doce e o inhame, com uma proteína leve, como o ovo, ou com um alimento rico em gorduras boas - é o caso do abacate e das nozes e castanhas.

 

Aos que preferem vitaminas, a nutricionista sugere bater abacate com água de coco, pois é uma boa combinação de vitaminas, minerais e gorduras boas.

 

O ideal é comer de 30 minutos a uma hora antes de sair para treinar. Assim, evita-se ter um mal-estar ou a sensação de peso no estômago durante a prática.

 

Depois do treino

 

Quando fazemos exercícios, perdemos sais minerais, líquidos e massa muscular. Por isso é fundamental consumir proteínas, que vão ajudar a repor a massa magra, e muita água para reidratar. Por isso, é bom fazer uma refeição com carnes ou ovo e com carboidratos, como arroz e quinoa.

 

O uso de suplementos, como o whey protein, pode ser indicado em alguns casos, sob supervisão de um especialista. Mas ele pode ser facilmente substituído por uma fonte natural de proteína, como leite e ovos.

 

Quem gosta de ovo, aliás, deve fugir do modismo de comer só a clara: as gemas são fundamentais para aumentar em até 40% a construção de músculos.


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Comentários recentes:

José Antônio Veloso dos Santos

21 de abril de 2018

É muito importante sabermos como se alimentar antes e após os treinos. Muito boa essa iniciativa da viva a longevidade