O que é a pontada que sentimos as vezes durante o exercício?

Aquela fisgada do lado da barriga, frequente em corredores, é mais comum do que se imagina

20/07/2018



Você já teve de parar um exercício porque no meio da atividade sentiu uma pontada forte bem na lateral do abdômen? Se você gosta de correr, é bem provável que a resposta seja "sim" ― uma pesquisa feita na Austrália mostrou que 70% dos corredores sentiram essa dor durante o exercício no período de um ano, informa a BBC.

 

Mas a tal pontada não é exclusiva dos corredores: ela também pode ser sentida ao pedalar, nadar e fazer outras atividades aeróbicas. Essa é a chamada dor abdominal transitória relacionada ao exercício, que aparece sempre quando estamos fazendo um exercício. Não existe uma causa única para que ela surja, mas os pesquisadores da área trabalham com algumas hipóteses.

 

 

A dor pode surgir porque, ao fazer um exercício, o diafragma (músculo que fica entre o peito e o abdome) se estende demais e, com o impacto da corrida, pode sofrer espasmos que causam a pontada.

 

Outra causa provável é o fato de que o exercício faz os órgãos se movimentarem, e isso tensiona os ligamentos. Nesse caso, o peritônio (membrana que cobre a parede abdominal) seria o responsável pela dor. Isso aconteceria porque, ao transpirar, desidratamos o corpo e reduzimos a quantidade de líquido na capa do peritônio, provocando a sensação de pontada.

 

Seja qual for a causa, a solução é uma só: ao sentir a pontada, pare a atividade e espere até que a dor diminua. Para evitar a pontada, uma dica é não fazer exercícios imediatamente depois de fazer uma refeição pesada. E sempre aumentar o ritmo dos exercícios aos poucos, respirando lenta e profundamente.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação