Por que andamos mais devagar com a idade?

As passadas mais lentas têm a ver com a perda de massa muscular, e podem até comprometer a qualidade da longevidade

06/06/2018



Por que será que as pessoas mais jovens caminham tão rápido e as mais velhas andam devagar? A pressa e a ansiedade certamente influenciam, mas a forma física também é fundamental para entendermos essa diferença, explica a Saúde.

 

Depois dos 30 anos de idade, as pessoas naturalmente começam a perder massa muscular, explica a geriatra Maisa Kairalla. É por isso que os idosos andam mais devagar e se cansam mais rapidamente da caminhada, pois perderam força e músculos nas pernas, aponta um estudo feito pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

 

 

 

O mesmo estudo levantou uma outra questão: o tipo de caminhada pode estar relacionado também à expectativa de vida das pessoas. Segundo os pesquisadores, a perda de desempenho ao andar pode fazer as pessoas desistirem dessa atividade física e levar uma vida mais sedentária, o que piora suas condições de saúde e pode reduzir em dez anos a sua expectativa de vida.

 

Para afastar de vez o sedentarismo, é importante se cuidar desde cedo fazendo exercícios regulares (em especial os treinos de força com uso de pesos) e consumindo a quantidade adequada de proteínas para prevenir ou minimizar a perda de massa muscular, pontua Maisa.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação