Saiba quais exercícios físicos são indicados para cada problema de saúde

Saiba quais exercícios físicos são indicados para cada problema de saúde

Atividade física ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças e desconfortos

18/10/2017



A prática de exercícios físicos é indicada, entre outros motivos, para a prevenção e o tratamento de doenças como AVC, diabetes, depressão e osteoporose. O jornal Extra fez um infográfico que explica quais são as atividades físicas mais indicadas para 14 doenças ou desconfortos (como dor de cabeça e dor nas costas).

 

Listamos aqui cinco exercícios para você começar a se movimentar. Lembre-se sempre de consultar um médico que o ajude a encontrar o melhor esporte para o seu caso e o oriente em relação à frequência e intensidade. A medicação pode ser um impeditivo para alguma atividade física.

 

Asma e bronquite

Asma e bronquite

O que fazer?

Atividades aeróbicas, como corrida, spinning (aulas realizadas em bicicletas ergométricas) e jumping (aulas realizadas em pequenas camas elásticas). Elas ajudam a melhorar problemas respiratórios. Evite locais secos e, caso faça uso de medicação, verifique se a mesma não eleva os batimentos cardíacos.

Depressão

Depressão

O que fazer?

Qualquer atividade física, se não houver limitação física. Aulas em grupo, como dança, são boas opções. O exercício aumenta a disposição e estimula a produção de hormônios ligados à sensação de bem-estar. Quem utiliza alguma medicação deve consultar um médico.

 

Diabetes

Diabetes

O que fazer?

Atividades anaeróbias, como musculação. Com a prática, existe a possibilidade de diminuir a necessidade de aplicação de insulina. É recomendável medir o índice glicêmico, antes, durante e depois da atividade e comer uma fruta 15 minutos antes.

Hipertensão

Hipertensão

O que fazer?

Atividades de baixa intensidade, como ioga, caminhada, alongamento e natação (leve) ajudam a controlar a pressão sanguínea. Evite atividades que elevem o batimento cardíaco e a pressão. Dor de cabeça, tontura e sono durante o exercício são sinais de alerta.

Acidente Vascular Cerebral

Acidente Vascular Cerebral

O que fazer?

Corrida, spinning e musculação. A prática de exercícios físicos está ligada à redução dos fatores de risco. É recomendável realizar exames cardiovasculares periodicamente.


Compartilhe:

4 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

Rosiane

13 de novembro de 2017

Achei muito vago.