Treinar 4 vezes por semana mantém artérias em forma

Exercício frequente retarda o enrijecimento dos vasos e reduz risco de problemas cardíacos

22/05/2018



Fazer um exercício quatro ou cinco vezes por semana evita que nossas artérias mais importantes - as que levam o sangue do coração ao peito e ao abdômen - enrijeçam, mantendo-as mais jovens, aponta um estudo publicado no Journal of Physiology.

 

Quem treina por 30 minutos duas ou três vezes por semana também tem benefícios, mas limitados às artérias de tamanho médio, que levam o sangue para a cabeça e para o pescoço, informa esta matéria do jornal O Globo. As artérias, responsáveis por levar o sangue do coração para o corpo, têm uma estrutura parecida com a de um tubo. Conforme envelhecemos, elas ficam mais rígidas, aumentando o risco de problemas cardíacos.

 

 

Após avaliar a saúde de 102 pessoas ao longo da vida, medindo a rigidez das artérias, os pesquisadores concluíram que a quantidade de exercício que praticamos afeta as artérias de maneira diferente, e de acordo com seu porte. Por isso as maiores precisam de maior frequência de exercícios para retardar o envelhecimento.

 

"Esse trabalho é muito empolgante porque nos permite desenvolver programas de exercícios para manter o coração mais jovem e até mesmo voltar no tempo em corações e vasos sanguíneos mais velhos", afirma Benjamin Levine, um dos autores da pesquisa.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação