3 técnicas de mindfulness para ler com mais atenção

Um pouco de treino mental melhora nossa concentração e evita distrações durante a leitura

01/03/2018



As técnicas de mindfulness, ou atenção plena, também podem nos ajudar a ler melhor, especialmente nos dias em que estamos mais atribulados. "Hoje em dia, nosso processo de atenção tem muitas interrupções. Isso se aplica à leitura também", afirma Marcelo Demarzo, professor da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista ao Jornal Nexo.

 

Por isso, é comum lermos algumas páginas mecanicamente e depois ter de voltar algumas páginas para retomar o fluxo que foi interrompido. Quer melhorar a atenção diante dos livros? Confira estas três dicas de Demarzo para aplicar o mindfulness também à leitura.

 

 

Capte a divagação

 

Às vezes, a mente começa a viajar enquanto estamos lendo, a gente embarca nessa divagação e não volta mais. Por isso, a primeira dica de Demarzo é ter consciência de quando a mente começa a divagar para, assim, decidir se quer voltar para a leitura.

 

Perceba a si mesmo

 

Nosso humor também varia com aquilo que lemos. Algumas leituras podem causar ansiedade. Outras, alegria. Perceber os efeitos que a leitura tem sobre nós ajuda a prestar mais atenção ao conteúdo e a como nos relacionamos com ele.

 

Sinta o livro

 

O livro, em papel ou eletrônico, pode ser usado como uma espécie de âncora de atenção. Sentir seu peso, sua textura e o contato ao virar a página nos deixa atentos para aquele momento e evita divagações e interrupções.


Compartilhe:

2 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

12345

01 de março de 2020

1974