3 técnicas de mindfulness para ler com mais atenção
Um pouco de treino mental melhora nossa concentração e evita distrações durante a leitura
As técnicas de mindfulness, ou atenção plena, também podem nos ajudar a ler melhor, especialmente nos dias em que estamos mais atribulados. "Hoje em dia, nosso processo de atenção tem muitas interrupções. Isso se aplica à leitura também", afirma Marcelo Demarzo, professor da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista ao Jornal Nexo.
Por isso, é comum lermos algumas páginas mecanicamente e depois ter de voltar algumas páginas para retomar o fluxo que foi interrompido. Quer melhorar a atenção diante dos livros? Confira estas três dicas de Demarzo para aplicar o mindfulness também à leitura.
Capte a divagação
Às vezes, a mente começa a viajar enquanto estamos lendo, a gente embarca nessa divagação e não volta mais. Por isso, a primeira dica de Demarzo é ter consciência de quando a mente começa a divagar para, assim, decidir se quer voltar para a leitura.
Perceba a si mesmo
Nosso humor também varia com aquilo que lemos. Algumas leituras podem causar ansiedade. Outras, alegria. Perceber os efeitos que a leitura tem sobre nós ajuda a prestar mais atenção ao conteúdo e a como nos relacionamos com ele.
Sinta o livro
O livro, em papel ou eletrônico, pode ser usado como uma espécie de âncora de atenção. Sentir seu peso, sua textura e o contato ao virar a página nos deixa atentos para aquele momento e evita divagações e interrupções.
Tags:
Comentários recentes:
12345
01 de março de 20201974