5 livros afro-brasileiros para ler com as crianças

Especialista indica histórias que apresentam o universo negro para pequenos de todas as cores

26/12/2019



Para as crianças, ler um livro é uma maneira de viajar e conhecer mundos e pessoas diferentes --ou de se identificar com personagens e universos que parecem estar escondidos. "A pergunta que fica é: quais universos você tem apresentado? As crianças negras se sentem representadas nos livros infantis que são lidos para elas? As crianças não negras percebem, através dos livros, o quão diverso é o mundo?", reflete a pedagoga Ananda da Luz Ferreira.

 

A pedido do Nexo, ela indicou cinco livros afro-brasileiros infantis que vão encantar as crianças de todas as cores (e os pais também).

 

 

Benedito - Josias Marinho

Nessa história, Benedito é uma criança que, ao ouvir a batida do tambor de congado, descobre a sua ancestralidade. Na brincadeira, ele percebe que "o tambor também é vivo, é vida", escreve Ananda.

 

O Mundo no Black Power de Tayó - Kiusam de Oliveira

A protagonista do livro é a menina Tayó, que gosta muito de si mesma e, principalmente, de seu enorme cabelo black power. "Ele simboliza a sua resistência e existência, pois é portador da memória de seu povo", explica a especialista.

 

Vermelho - Maria Tereza

Um livro que fala da infância e de tudo o que faz parte dessa fase da vida: as brincadeiras, a imaginação solta e as alegrias com pequenas coisas que são grandes demais para os adultos entenderem.

 

Lukenya e seu poder poderoso - Odara Dèlé

Essa obra é bilíngue, escrita em português e kimbundu, e conta a história da menina Lukenya. Muito esperta e curiosa, sua aventura é buscar, na África, um tesouro do qual ouviu falar em histórias de família.

 

Tem gente com fome - Solano Trindade

Os poemas do autor ganharam a forma de um livro infantil cheio de ritmo para contar uma história que nos lembra que a fome nem sempre é de comida: pode ser também de aprender, de justiça, de brincar e de afeto.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação