5 livros para ler com toda a família

De contos de fadas a brincadeiras com portas misteriosas, tem história para agradar a todas as idades

15/10/2018



Que tal fazer um programa diferente e que envolva toda a família? A editora e crítica de livros infantis Maria Amélia Jannarelli tem uma boa dica: ler um livro juntos. "A leitura em família, mais do que aumentar o vocabulário ou o repertório das crianças, estreita laços, cria cumplicidade e memórias", explica. A pedido do Nexo, ela fez uma lista de cinco livros para agradar aos leitores de todas as idades, dos bebês aos mais velhos --descubra, a seguir, quais são eles.

 

 

"Era Uma Vez Outra Vez"

Edith Chacon e Priscilla Ballarin

 

Uma boa dica para entreter bebês e leitores iniciantes, esse livro vem dentro de um box que tem cinco pequenos cadernos dobrados como se fossem sanfonas. Eles trazem histórias inusitadas, como a vaca amarela que dança tarantela ou o gato siamês que mia em francês. As frases curtas são, na verdade, as estrofes de um pequeno poema, que pode ser lido em qualquer ordem. "A graça aqui é manipular os cadernos à vontade --eles têm o tamanho ideal para mãozinhas pequeninas", diz Jannarelli.

 

"Se Eu Abrir Essa Porta Agora"

Alexandre Rampazo

 

Nessa história, virar cada página significa abrir uma porta para o desconhecido e topar com uma criatura imaginária diferente. O suspense vai crescendo a cada porta aberta, até ser derrubado por uma situação divertida, que convida a começar de novo. "Esse é um livro infinito: a leitura acaba de um lado e começa de outro, sem interrupções", diz.

 

"O Livro das Formas"

Daniella Martini

 

Um convite para soltar a imaginação, esse livro traz várias formas geométricas recortadas sobre papéis coloridos, costurados à mão, e por isso pode ser lido também com os sentidos e interpretando imagens. "Sim, lemos palavras, mas também cores, gramatura de papel, ritmo...", avisa Jannarelli.

 

"Escondido"

María José Ferrada e Rodrigo Marín Matamoros

 

Esse livro é um convite para olhar além da aparência das coisas, porque até mesmo os objetos mais simples do nosso cotidiano --como uma lâmpada ou uma cafeteira-- escondem surpresas que o nosso olho não capta. Será que você sabe mesmo o que tem dentro de uma maçã? O jogo entre textos e imagens traz à tona revelações que nos fazem rir, nos emocionam e até evocam memórias, segundo Jannarelli. "Um livro premiado, fora do óbvio, um pequeno tesouro que nos faz refletir sobre nossa pequenez."

 

"Dragões, Maçãs e Uma Pitada de Cafuné"

Helena Gomes e Susana Ventura, com ilustrações de Alexandre Camanho

 

Essa é para quem gosta de contos de fadas --e quer conhecer histórias bem diferentes. Essa coletânea traz contos cheios de aventura, poções, príncipes e princesas; a diferença é que eles estão em histórias tradicionais de diferentes países, como a Rússia, o Chile, a Noruega... São contos curtos, com linguagem clara e envolvente, "certeira para agradar à toda a família", aponta a editora.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação