6 exercícios de mindfulness para um dia mais tranquilo

6 exercícios de mindfulness para um dia mais tranquilo

Meditação busca dar consciência plena de pensamentos e sensações para quem a pratica

18/10/2017



Mindfulness. Pode ser que nos últimos tempos você tenha lido ou ouvido falar dessa técnica de meditação que busca permitir que cada pessoa tenha consciência plena de seus pensamentos, sentimentos, sensações e também de tudo o que está ao seu entorno.

 

O site da revista Cláudia elaborou seis exercícios de mindfulness para que você saia do automático e tenha atenção plena aos seus movimentos e sentimentos. Tudo para uma vida mais leve e menos corrida.

Observe a respiração

 

Observe a respiração

 

De tão automática, não prestamos atenção na forma como o ar entra, circula e sai do nosso organismo. “O encontro com a respiração é um encontro consigo mesmo”, diz a revista.

Perceba o corpo quando andar e comer

 

Perceba o corpo quando andar e comer

 

Repare na sua postura enquanto você anda e na forma como seus braços e pernas se comportam. Ao comer, lembre-se de que se alimentar não é apenas colocar comida para dentro.

Foque em suas atividades

 

Foque em suas atividades

 

Não apenas nas atividades profissionais ou de estudo, mas também nas atividades que geralmente fazemos automaticamente, como fazer xixi ou amarrar os sapatos. “Todas as atitudes merecem sua presença mental”, explica a revista.

Ouça e fale com consciência

 

Ouça e fale com consciência

 

Exercite ouvir sem ter pressa de emitir uma opinião e falar apenas o que precisa ser falado.

Note o entorno

 

Note o entorno

 

Cada pessoa ao seu redor tem um estado de espírito e humor. “Estar sensível ao que está à sua volta é inteligência”, ensina a revista.

Faça pequenas pausas

 

Faça pequenas pausas

 

Separe um tempo entre um compromisso e outro do dia a dia para absorver as informações, planejar próximos passos e refletir.

Quais os benefícios desta meditação?

 

Segundo a revista Greater Good Magazine, da Universidade de Berkeley (Estados Unidos), a lista de benefícios da prática de mindfulness é extensa. Baseada em estudos e artigos científicos, a publicação aponta 17 vantagens para a saúde física e mensal (conteúdo em inglês), que vão desde a melhora na qualidade do sono até o aprimoramento da memória, das habilidades de atenção e da tomada de decisão.


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