7 fatores que podem interferir no crescimento dos telômeros

7 fatores que podem interferir no crescimento dos telômeros

Integridade de estrutura de nossas células influencia na qualidade e na expectativa de vida

18/10/2017



O jornal O Globo entrevistou a prêmio Nobel de medicina, Elizabeth Blackburn, uma das autoras do livro O segredo está nos telômeros (Editora Planeta), e listou sete fatores que podem impactar na qualidade e na expectativa de vida por interferirem no crescimento dos telômeros.

 

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Bom, os telômeros são as partes mais extremas dos nossos cromossomos, as estruturas que carregam nossos genes e são responsáveis pelo ciclo de vida das células. Ao longo dos anos, o telômero vai encurtando, mas esse fenômeno pode acontecer de maneira mais rápida ou lenta de acordo com alguns fatores.

 

O livro, escrito em parceria com a psicóloga Elissa Epel, explica a conexão existente entre a integridade dos telômeros e nossos hábitos e a maneira de encarar a vida e como isso interfere na qualidade do nosso envelhecimento.

 

E quais são esses fatores?

/ Sentimento de ameaça: quem se sente ameaçado por acontecimentos estressantes envelhece mais rápido. A solução? Encarar como desafios. (Crédito: iStock)
/ Meditação e ioga: técnicas de intervenção mente-corpo são benéficas para os telômeros. (Crédito: iStock)
/ Atividade física: exercícios de resistência aeróbica moderados são mais eficientes para manter a integridade dos telômeros. (Crédito: iStock)
/ Qualidade do sono: dormir mais horas significa telômeros mais compridos. (Crédito: iStock)
/ Gordura acumulada: peso e IMC não contam tanto para os telômeros. Mas gordura acumulada na barriga, no fígado e nos músculos, sim. (Crédito: iStock)
/ Alimentação: alimentos ricos em ômega-3 são parceiros dos telômeros. Açúcar refinado, não. (Crédito: iStock)
/ Fatores sociais: relações sociais, níveis de segurança, qualidade da vizinhança, proximidade de áreas verdes, tudo isso influencia no crescimento dos telômeros. (Crédito: iStock)

Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação