6 dicas para reduzir o uso de plástico no dia a dia

Já reparou em quantas embalagens descartáveis você usa ao comprar e armazenar alimentos?

06/06/2019



Consumir menos plástico é uma das melhores maneiras de reduzir o impacto que causamos no meio ambiente. Por isso tem tanta gente recusando canudinhos nas bebidas ou levando sua própria sacola para fazer compras.

 

Mas, além disso, existem algumas outras coisas que podemos fazer em casa para reduzir o uso do plástico. Quer saber quais são? Confira essas seis dicas do NBC News Better.

 

Tampe, não embale

Quem cozinha bastante costuma usar bastante filme plástico para cobrir os alimentos durante a preparação ou no armazenamento. Em vez de jogar tanto plástico fora, que tal adotar uma tampa de silicone, que se molda a variados tamanhos de pote ou tigelas? Outras dicas são usar coberturas feitas de pano e bolsas de silicone.

 

Compre a granel

Grãos, leguminosas e castanhas são alguns dos alimentos que podem ser comprados a granel, como nos velhos tempos. Para não levar uma nova embalagem plástica em cada viagem ao mercado, leve uma da sua de casa.

 

 

Adote garrafas perenes

Em vez de usar copos e garrafas de plástico para beber água, é bem melhor ter o seu próprio recipiente reusável. Mas atenção: de nada adianta adotar uma garrafa de plástico mais resistente se você a descartar em médio prazo. É preciso pensar em como cada material impacta o ambiente e evitar comprar objetos novos.

 

Compre usado

Trocar os potes de plástico da cozinha pelos de vidro já é uma boa ideia, mas fica ainda melhor se você comprar esse vidro de segunda mão. Isso evita o descarte do objeto usado e a compra de um novo.

 

Fuja das embalagens

Quando for ao supermercado, tente escolher os produtos que menos tenham embalagens plásticas. Além de ser um desafio divertido, é também uma maneira de dar uma força para as empresas que estão se preocupando em gerar menos plástico.

 

Convença os amigos

Para aumentar o impacto das suas ações, converse com a família e os amigos e repasse a eles as suas dicas para consumir menos plástico e, assim, poupar o ambiente.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação