O que significa resiliência?

Saiba como desenvolver a característica-chave para superar desafios do dia a dia

18/10/2017



Resiliência é ter
acesso às reservas
necessárias a se 
adaptar, suportar, e aprender
com os desafios
enfrentados 
ao longo da vida.

Quando você está atrasado e há um engarrafamento no trânsito, qual sua atitude? Você se retrai? É do tipo que se encolhe no banco do motorista, apenas sonhando em voltar no tempo e recomeçar o dia com mais sorte? Se a vida é feita de obstáculos, ser resiliente é uma habilidade fundamental para vencer as situações adversas e ter uma vida mais plena.

 

O termo, mais comum na física e economia, se refere à capacidade pessoal de superar dificuldades e até aprender com elas. Isso vale para situações graves, como problemas de saúde e crises financeiras, mas também no dia a dia. Ficar parado no trânsito causa angústia, mas é uma situação que pode ser driblada com cabeça fria e parando para pensar em caminhos alternativos. A lógica vale para outros episódios comuns à vida cotidiana, como filas no supermercado, o som alto do vizinho e até mesmo relações com amigos e familiares.

 

É para todos
Mas como alcançar essa característica? Será que todos podem desenvolver resiliência? Segundo a psicóloga Sylvia van Enck as respostas para as duas questões são otimistas. A habilidade está ao alcance de todos nós, basta que ela seja desenvolvida. Um aspecto fundamental na vida de todos, quando aprendemos a andar, acontece justamente, segundo van Enck, graças à resiliência. “Pense em quantas tentativas de ficar de pé, quanto esforço aquela criança fez para aprender a engatinhar e fortalecer os músculos para conseguir se manter de pé. Ser resiliente foi o que ajudou a criança a chegar nesse ponto”, afirma.

 

Basta treinar
Enquanto algumas pessoas já têm a resiliência desenvolvida, outros estão só começando. Mas todos podem se condicionar a aperfeiçoar essa habilidade. Um dos trunfos é a forma de reagir a acontecimentos. “É não ficar limitado a se lamentar quando a vida traz infortúnios. É saber que existem pessoas que viveram situações de dificuldade e conseguiram superar”, afirma a psicóloga. A chave é entender que a força de vontade nos torna melhores.


Compartilhe:

9 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

ADRIANO CEZAR

22 de novembro de 2018

Parabéns pela matéria escrita. Queremos e precisamos ser resilientes.