Para o cérebro, a velhice começa aos 27 anos

É nessa idade que começamos a perder algumas habilidades mentais, como raciocínio lógico e memória

12/06/2018



Com quantos anos começamos a envelhecer? Tem gente que diz que é aos 30, alguns esticam para 40, outros para quando começa a "terceira idade". Mas, para o cérebro, a velhice começa aos 27 anos, aponta um estudo da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, conforme esta matéria da Superinteressante.

 

Segundo esse estudo, que mediu as habilidades cognitivas de 2.000 pessoas, a partir dessa idade, as conexões entre os neurônios  – as chamadas sinapses – começam a piorar, e isso afeta algumas de nossas habilidades mentais.

 

 

Tudo começa com a deterioração da inteligência espacial, ou seja, nossa capacidade de desenhar objetos e visualizá-los mentalmente começa a piorar e cai pela metade. Logo outras funções importantes do cérebro, como a velocidade mental (queda de 27%), o raciocínio lógico (perda de 37,5%) e a memória (17% de queda), começam a perder o vigor de antes, e enfraquecem bastante ao chegarmos aos 30.

 

Isso tudo tem um sentido do ponto de vista da evolução, pois na época das cavernas os seres humanos não viviam muito além dos 30 anos. "Por volta dessa idade já deveríamos ter reproduzido, por isso estaria chegando a hora de se aposentar", explica o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Por outro lado, os pesquisadores também descobriram que algumas habilidades, como a verbal, seguem se desenvolvendo até os 60 anos. Além disso, aprender coisas novas sempre aumenta o volume de informações que damos aos cérebro e compensa, em parte, as perdas cognitivas que ocorrem quando envelhecemos.


Compartilhe:

1 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

Renato

29 de outubro de 2018

Gostaria de ficar recebendo notícias e orientações

Viva a Longevidade

18 de junho de 2020

Olá Renato, para receber mais informações do portal Viva a Longevidade, por gentileza se inscreva em nossas newsletters, você poderá fazer isso preenchendo as informações no rodapé da página para receber em seu e-mail dicas importantes para viver mais e melhor!

Equipe Longevidade