Qual é o segredo de cinco dos países mais longevos do mundo?

Qual é o segredo de cinco dos países mais longevos do mundo?

Países têm expectativa de vida muito acima da média mundial

18/10/2017



Convívio social, alimentação, prática de exercícios físicos, acesso a um bom sistema de saúde... Os segredos para a vida longeva não fogem muito dessa relação de fatores. A BBC entrevistou habitantes do Japão, Espanha, Cingapura, Suíça e Coreia do Sul, países que têm expectativa de vida acima da média mundial (71 anos) e se destacaram no Índice Mundial de Felicidade 2017, para descobrir as razões de esses locais proporcionarem uma vida longa a seus habitantes.

 

Vamos conhecê-las?

 

Japão

 

Com expectativa média de vida de 83,7 anos, o país tem uma região chamada "terra dos imortais". Okinawa, um conjunto de ilhas ao sul do Japão, tem 400 habitantes com mais de 100 anos. A dieta local, baseada em tofu, batatas e alguns peixes, seria uma das explicações para o fenômeno. O convívio social e uma comunidade forte seriam outros fatores, pois contribuem para baixos níveis de estresse e aumento da sensação de pertencimento.

/ Naha é uma das cidades de Okinawa. Região tem 400 habitantes com mais de 100 anos. (Crédito: iStock)
/ A dieta local, baseada em tofu (foto), batatas e alguns peixes, seria uma das explicações para o fenômeno. (Crédito: iStock)

 

Espanha

 

A dieta mediterrânea, o tempo para se alimentar e digerir a comida (com as siestas) e a facilidade para se locomover a pé são as explicações para a longevidade dos espanhóis: são 82,8 anos de vida, em média.

/ Configuração das cidades espanholas favorece o exercício. (Crédito: iStock)
/ Dieta mediterrânea tem contribuído para prolongar a vida dos espanhóis. (Crédito: iStock)

 

Cingapura

 

A cidade-estado garante acesso à medicina de alta tecnologia, o que assegura uma das menores taxas de mortalidade infantil e materna do mundo e um sistema preventivo de saúde. Outro fator que favorece a expectativa de vida de 83,1 anos de sua população é um ambiente urbano acessível e inclusivo. Cigarros e bebidas alcoólicas são taxados com impostos mais altos para desestimular seu consumo.

/ Expectativa de vida em Cingapura chega aos 83,1 anos. (Crédito: iStock)
/ Prática esportiva nas ruas de Cingapura (Crédito: iStock)

 

Suíça

 

Localizado no centro da Europa, o país oferece uma rede de saúde de alta qualidade e um grande nível de segurança, garantindo o bem-estar de sua população. Estudos indicam que o consumo de queijo e leite também contribui para a expectativa de vida de 83,4 anos de sua população.

/ Suíça oferece rede de saúde e alto nível de segurança para os habitantes. (Crédito: iStock)
/ Estudos sugerem que consumo de queijo e de leite seria um dos fatores que contribuem para a longevidade no país. (Crédito: iStock)

 

Coreia do Sul

 

Em breve a Coreia do Sul deve ser o primeiro país a alcançar a expectativa média de vida de 90 anos (hoje são 82,3). A razão para isso? Economia em crescimento, acesso ao sistema de saúde e menos problemas de pressão arterial que os países ocidentais. A dieta rica em alimentos fermentados (como o prato típico kimchi) ajuda a diminuir os níveis de colesterol e aumenta as defesas imunológicas. A cultura focada na comunidade e na cooperação também é um elemento que colabora para a longevidade de seus habitantes.

/ Seul, capital da Coreia do Sul. Estudos indicam que país deve ser o primeiro com expectativa de vida de 90 anos. (Crédito: iStock)
/ Dieta rica em alimentos fermentados, como o kimchi (foto) ajudam a diminuir o colesterol e aumentar as defesas imunológicas. (Crédito: iStock)

Compartilhe:

5 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

HORACIO LEONI

04 de abril de 2020

Ótima matéria de saúde. Continuem assim. Obrigado