Você fez um bom planejamento financeiro para este ano?

Especialistas revelam o que não pode faltar na planilha, para ter tranquilidade nas finanças hoje e no futuro

04/02/2020



Fazer uma estimativa de quanto você ganha e gasta todo mês é um bom primeiro passo para organizar as finanças. Mas quem disse que se deve parar por aí?

 

“Um bom planejamento financeiro é o que atende às suas necessidades e faz sobrar dinheiro para construir riqueza”, define Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas.

 

 

Ou seja, mais do que fazer uma contabilidade dos gastos mensais, é preciso planejar o que você sonha fazer na vida. “Antes mesmo de começar a fazer a planilha, é interessante colocar um objetivo para o seu dinheiro e definir prazos e valores”, aconselha o economista e planejador financeiro Francis Hesse. “Se você quer fazer uma viagem, precisa saber quanto tem que fazer sobrar por mês para gastar com isso.”

 

Será que as suas finanças estão bem-organizadas?

Faça o quiz

Para algumas pessoas, o objetivo pode ser zerar as dívidas. Nesse caso, é ainda mais importante caprichar na planilha, por mais desagradável que seja ver que está faltando dinheiro.

 

 “Pode ser que não dê para quitar neste ano, mas você pode se planejar para chegar no ano seguinte sem estar no vermelho. O planejamento financeiro vai mostrar onde dá para reduzir despesas”, completa Teixeira.

Em todos os casos, se não está sobrando dinheiro, fazer esse planejamento — e algumas perguntas a si e à família — é a melhor maneira de descobrir quais gastos podem ser reduzidos. “Cortar despesas é como cortar o cabelo: tem que fazer de tempos em tempos, não tem jeito”, brinca George Sales, professor de Finanças e Mercado Financeiro do Ibmec. “Não ter uma planilha de gastos é um erro muito comum. Muita gente acha que pode se organizar mentalmente, mas as estimativas enganam.”

 

Se você já fez esse planejamento no fim do ano passado, está no caminho certo. Se não fez, tudo bem começar agora. “Não tem problema começar em fevereiro, março. O importante é pensar sempre nos 12 meses seguintes para evitar os sustos”, diz Teixeira.

 

Com o planejamento em mãos, é hora de dar aquela revisada para saber se ele será um bom aliado para realizar os seus sonhos e garantir um futuro tranquilo. Tudo pronto para colocar sua planilha à prova? Então faça esse quiz que o Viva a Longevidade preparou com a ajuda desses três especialistas e descubra se você tem em mãos um bom plano financeiro.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação