Você já começou a pensar na qualidade da sua vida?

Especialistas em diferentes áreas debatem sobre os pilares que influenciam a construção da qualidade de vida

09/03/2018



Aqui no Viva a Longevidade costumamos reforçar que nunca é tarde demais para você tomar atitudes que garantam a qualidade de vida que você precisa para o seu agora e também para o seu futuro. Mas, que quanto mais cedo for esse momento de "preciso mudar algumas coisas na minha vida", melhor. 

 

O início de ano é um ótimo momento para fazer essas mudanças. Você se lembra das resoluções que fez lá em dezembro? Pois é, que tal agora sair do plano das ideias e entrar na fase "tática" deste grande projeto. Neste especial você vai ver o que alguns especialistas tem a dizer sobre esse enigma que é construir a qualidade de vida necessária para você envelhecer bem. 

 

Você está fazendo o possível para envelhecer bem?

Por Alexandre Kalache

 

O médico gerontólogo e especialista em envelhecimento, Alexandre Kalache, mostra que qualquer dia é dia de começar a pensar no futuro que você quer para a sua vida.

 

 

Alexandre Kalache é um dos embaixadores do Viva a Longevidade. Ele esteve presente no XII Fórum da Longevidade para falar da importância da resiliência no caminho da construção da qualidade de vida. Veja a íntegra de sua palestra.


5 dicas para ter uma casa segura e inteligente em qualquer idade

Por Matthias Hollwich

 

Uma casa inteligente e segura independe da idade. O arquiteto Mathias Hollwich dá 5 dicas de como fazer com que a sua casa permita um envelhecimento com qualidade.

 

 

Matthias Hollwich esteve presente no XII Fórum da Longevidade para falar sobre como (e se) a sociedade e a arquitetura estão preparadas para o envelhecimento da população. Segundo ele, ainda é preciso valorizar o envelhecimento, reforçar as relações humanas e unir gerações – e não mais segregar os mais velhos da vida em sociedade. Veja a íntegra de sua palestra.

 A experiência de quem escolheu uma vida mais saudável

Por Marília Louvison

 

Marília Louvison, professora de Saúde Pública da USP, conta sua experiência pessoal no processo de escolha por uma vida com mais “menos” e mais “não, obrigada”.

 

 

Marília Louvison esteve presente no XII Fórum da Longevidade para falar sobre a importância das escolhas que fazemos ao longo da vida para conquistar a saúde necessária para um envelhecimento com qualidade de vida. Veja a íntegra de sua palestra.

 

Gastos com saúde? Não é apenas sobre dinheiro

Por Karen Glaser

 

Karen Glaser, diretora do Instituto de Gerontologia do King’s College, mostra quais são os desafios de uma sociedade que está envelhecendo, mas que ainda não enriqueceu.

 

 

A socióloga Karen Glaser esteve presente no XII Fórum da Longevidade. Ela explicou as causas e consequências do envelhecimento e mostrou a maneira como diferentes países enfrentam os desafios dessa nova realidade. Veja a íntegra de sua palestra.

 

É possível construir felicidade e resiliência? Sim!

Por Gabrielle Kelly

 

Uma pesquisa mostra que a felicidade de uma pessoa é o resultado da genética (50%), das circunstâncias da vida (10%) e das coisas que você faz enquanto está por aqui. (40%). Gabrielle Kelly, empreendedora social, explica como a resiliência e a felicidade são importantes para uma vida mais longeva.

 

 

A empreendedora social Gabrielle Kelly esteve no XII Fórum da Longevidade. Ela trouxe os aprendizados de uma experiência realizada na região sul da Austrália. Ela contou como o seu projeto no Centro de Bem-Estar e Resiliência promove a integração e capacitação de idosos para que toda uma comunidade viva com resiliência. Veja a íntegra de sua palestra.

 

Envelhecer não é sinônimo de doença

Por Claudia Burlá

 

A médica geriatra, Claudia Burlá, explica como o envelhecimento pode e deve ser encarado com mais naturalidade.

 

 

Claudia Burlá esteve presente no XII Fórum da Longevidade. A médica geriatra afirma que a receita para se envelhecer bem e com a mente funcionando passa por entender as mudanças que acontecem com o nosso corpo, antecipar os problemas e manter ao máximo o otimismo. Veja a íntegra de sua palestra.

 

Por que a reforma da previdência é importante?

Por Paulo Tafner

 

Paulo Tafner, economista e pesquisador do Ipea, explica que, no atual momento, o Brasil precisa tomar uma decisão sobre o que quer para o seu futuro.

 

 

Paulo Tafner esteve presente no XII Fórum da Longevidade. O  economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fez uma análise dos impactos do envelhecimento no Brasil. Segundo ele, teremos um grande desafio para as gerações futuras e o país não pode desperdiçar a chance de gerar riquezas antes de envelhecer. Veja a íntegra de sua palestra.

 

Como expor seu cérebro a novos desafios melhora a saúde mental?

Por Pedro Calabrez

 

Para manter seu cérebro ativo é preciso estar sempre aprendendo coisas novas. Preferencialmente, coisas que você não está acostumado a fazer. Pedro Calabrez, especialista em neurociência, mostra que é preciso desafiar o cérebro constantemente aquilo que é diferente para construir e adquirir conhecimento.

 

 

Pedro Calabrez foi palestrante no XII Fórum da Longevidade. Ele ressaltou a importância de aprender sempre, para manter a mente saudável e o cérebro ativo ao longo de toda a vida. Segundo o especialista, precisamos construir novas conexões e desafiar o nosso cérebro constantemente para manter a mente ativa. Veja a íntegra de sua palestra.

10 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação

Comentários recentes:

Mônica Urbani

30 de abril de 2018

Temas excelentes e pertinentes abordados no Forum. Parabéns pela iniciativa. Vocês precisam buscar formas de "popularizar" mais estes conteúdos, estimulando a discussão não apenas entre profissionais ligados as áreas mas também entre as pessoas comuns. Um programa de TV que abordasse os temas poderia ser bem interessante, além lógico da internet, redes sociais e outros meios de comunicação.

Viva a Longevidade

02 de maio de 2018

Olá, Mônica, 

Obrigada pelas sugestões! Aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook: @longevidade e Instagram: @