10 informações sobre o câncer de próstata

10 informações sobre o câncer de próstata

Novembro azul alerta para a conscientização do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

22/11/2017



O mês de novembro é a época do ano destinada à conscientização sobre o câncer de próstata. No Brasil, esse é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Para o biênio 2016-2017, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima 61,2 mil novos casos.

 

O Inca e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) prepararam publicações que ajudam a conscientizar a população masculina a olhar com mais atenção para a sua saúde. É sempre bom lembrar: não é só em novembro que os homens (e seus familiares) devem se preocupar com esse assunto.

 

Selecionamos 10 “Você sabia que:” para que você saiba mais sobre o câncer de próstata, seus sintomas e como se prevenir.

 

Você sabia que:

 

  • A idade é um dos fatores de riscos do câncer de próstata? Nove em cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata têm mais de 55 anos, informa o Inca.

  • O histórico familiar é outro fator de risco? Isso se pai ou irmão foram diagnosticados com câncer de próstata antes dos 60 anos, segundo o Inca.

  • A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada?

  • Todo paciente tem o direito de saber potenciais benefícios e riscos antes de realizar exames, tratamentos e rastreamento do câncer de próstata?

  • Entre as opções de tratamento para tumores de baixa agressividade está a vigilância ativa? O procedimento, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, realiza monitoramento de evolução da doença intervindo apenas quando há progressão da mesma.

  • Há maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado?

  • Adotar práticas saudáveis (alimentação saudável, atividade física, controle de peso, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcóolicas) diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer?

  • Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas?

  • Você deve ficar atento a sintomas como dificuldade ou demora em começar/terminar de urinar, sangue na urina, diminuição no jato da urina e idas mais frequentes ao banheiro durante o dia ou à noite?

  • Esses sintomas são comuns em doenças benignas como hiperplasia benigna da próstata (aumento natural da glândula) e prostatite (inflamação da próstata causada por bactérias)? Portanto, visite um médico especializado para uma consulta. 


Acesse também a cartilha sobre o câncer de próstata disponível no site do Programa Juntos pela Saúde, o conjunto de ações referentes à promoção da saúde e prevenção de doenças da Bradesco Saúde.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação