3 exercícios para fazer na mesa de trabalho

Com movimentos simples, dá para evitar os prejuízos de passar muito tempo sem levantar da cadeira

22/02/2018



Trabalhar por horas a fio sem se levantar prejudica – e muito – a nossa circulação, a nossa postura e até mesmo a nossa digestão. Para que isso não aconteça, é preciso dedicar alguns minutinhos a exercícios simples.

 

Quando a jornada de trabalho está muito pesada, uma boa pedida é agregar pequenas atividades físicas à rotina do escritório (confira aqui 5 dicas para fazer isso). Alguns deles, aliás, dá para fazer usando a própria mesa de trabalho, como esses três que o site mindbodygreen (conteúdo em inglês) indica para aliviar alguns dos principais problemas de passar muito tempo na cadeira.

 

 

Contra digestão lenta

Quando sentamos ao computador, os ombros se inclinam para a frente e nosso peso faz pressão sobre o intestino, deixando a digestão mais lenta. Além de praticar a boa postura, este exercício ajuda a aliviar esse desconforto. 

 

  • Fique de pé, com os pés separados e alinhados com o quadril. 
  • Segure as duas pontas de uma toalha ou um elástico resistente e levante os braços até a altura do ombro – deixe o ombro relaxado e alinhado com o quadril. 
  • Incline-se em direção ao joelho, contraindo o abdome e sentindo os músculos da barriga. 
  • Inspire e expire lentamente, sentindo a barriga ir e voltar a cada respiração. 
  • Repita o exercício durante 1 ou 2 minutos, atentando para o alinhamento do corpo.

 

Contra má circulação

 

A circulação do sangue nas pernas também é prejudicada pela postura sentada, o que pode fazer a canela inchar e favorecer o aparecimento de varizes e coágulos. Para evitar esses malefícios, basta ficar na ponta do pé – o que também fortalece as canelas, os joelhos, a batata da perna e os glúteos.

 

  • Encontre uma mesa ou uma cadeira firme e coloque uma mão nesse apoio e outra no quadril. 
  • Junte os calcanhares e faça um “V” com os pés. 
  • Estique a coluna e o pescoço e fique na ponta dos pés: suba e desça lentamente durante 20 ou 30 segundos – e depois aumente o tempo para 60 segundos.

 

Contra dor nas costas

Períodos prolongados na cadeira enfraquecem os músculos dos glúteos, o que afeta a postura e causa dores nas costas. Mas dá para fortalecê-los com esse exercício bem simples.

 

  • Encontre uma mesa ou cadeira em que você possa se apoiar e apoie as duas mãos.
  • Alinhe os pés com o quadril e dobre levemente os joelhos, contraindo a barriga.
  • Pegue o pé esquerdo e traga-o para perto do glúteo.
  • Ainda segurando o pé, mova o joelho esquerdo para que ele fique levemente atrás da linha do quadril, sempre segurando o músculo do glúteo. Segure por 20 a 30 segundos e faça o mesmo do lado direito.


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