4 hábitos que ajudam a prevenir o câncer de pele

Descubra como ir além do protetor solar para evitar o desenvolvimento desse tipo de tumor

14/02/2019



A prevenção do câncer de pele não é apenas uma questão de FPS. "Apesar de o uso de protetor solar ser uma parte importante do cuidado, existem outros fatores que podem ajudar a prevenir a doença", explica a dermatologista e especialista no tema Keira Barr ao mindbodygreen (conteúdo aqui, em inglês). Ela revela, a seguir, quais são os quatro hábitos que podem nos proteger contra esse tipo de tumor.

 

 

Dormir bem

Uma boa noite de sono regula um dos nossos hormônios mais importantes, a melatonina. Acontece que a melatonina também tem um papel essencial na saúde da pele: protegê-la da radiação ultravioleta. Além disso, o hormônio atua como um antioxidante, o que protege contra os danos causados pelos raios UVB e reduz as inflamações.

 

Comer de tudo

A exposição aos raios ultravioleta consome a reserva de antioxidantes que a pele tem. Isso acaba prejudicando as células e o DNA, o que aumenta o risco de desenvolver câncer de pele. O antídoto contra isso é incluir alimentos antioxidantes na dieta, como morango, cenoura, castanhas, salmão, avocado, batata doce, alface romana, couve e outras folhas verdes escuras. Esses alimentos também são anti-inflamatórios, por isso são considerados importantes em uma estratégia de prevenção ao câncer de pele.

 

Tomar café

Essa pode parecer surpreendente, mas estudos mostram que o consumo de café é associado ao um risco menor de carcinoma e melanoma. Um deles mostrou que mulheres que bebiam mais de seis xícaras por dia tiveram redução de 30% na prevalência de câncer de pele (não-melanoma). Tomar uma xícara por dia já reduz o risco em 3%, aponta outro estudo. "O ideal deve ser ficar nesse intervalo, mas mais pesquisas ainda devem ser feitas. Até agora, o que sabemos é que esse benefício vem dos químicos bioativos do café, como a cafeína", explica Barr.

 

Checar o corpo

Adotar o hábito de investigar sua pele uma vez por mês é essencial. Antes ou depois do banho, observe o corpo todo em busca de novas pintas ou alterações na pele --até mesmo dentro da boca e da orelha, entre os dedos, nas axilas... "Não me canso de destacar isto: quando você encontra algo, você toma uma atitude."


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação