5 dicas para uma alimentação saudável sem neuras

Preocupar-se obsessivamente com a dieta pode até prejudicar a saúde física e emocional

27/06/2019



 

Comer de maneira mais saudável não significa endeusar alguns alimentos e demonizar outros. Muito menos sentir culpa ao se alimentar com algo que está fora da lista das comidas benéficas à saúde.

 

Na nossa dieta, todos os nutrientes são importantes: carboidratos, proteínas e gorduras. O importante é saber equilibrar o consumo e sempre lembrar de colocar alimentos frescos, frutas, vegetais, leguminosas e castanhas no cardápio --sem abrir mão do hambúrguer e da pizza, claro.

 

Quer saber como ter uma dieta mais equilibrada, sem neuras? Confira essas cinco dicas publicadas no NBC News Better.

 

Abrace os vegetais

 

Encontre sempre uma oportunidade de colocar porções generosas de vegetais e frutas nas suas refeições. Para a tática dar certo, não se force a comer vegetais de que você não gosta. Escolha seus preferidos e vá variando, para obter o espectro mais variado possível de nutrientes.

 

Use alimentos industrializados

Não é preciso demonizar todas as comidas industrializadas, pois algumas podem ser uma mão na roda na hora de preparar uma refeição saudável rapidamente. Comer de maneira saudável não significa abrir mão da conveniência, então pense que alguns alimentos podem ser seus aliados, como grãos enlatados, tomate pelado, atum em conserva ou frutas e vegetais congelados.

 

Cuidado com as redes sociais

Muita desinformação é propagada nas redes quando o assunto é nutrição. Um estudo do Congresso Europeu para a Obesidade descobriu que apenas um entre nove influenciadores digitais posta informações confiáveis sobre nutrição e perda de peso em seus perfis. Além disso, você pode acabar se comparando com essas pessoas e adotando seus hábitos, o que pode causar um certo estresse emocional. Em vez disso, use as redes sociais para encontrar ideias e receitas para comer mais vegetais e menos comida processada.

 

Não dê um valor moral à comida

Ninguém se torna uma má pessoa quando come um hambúrguer em vez de um salmão ou quando pede sobremesa. Alguns alimentos nos dão muito prazer, então são importantes para o nosso bem-estar emocional. O importante é encontrar um equilíbrio entre o que nos dá prazer e o que faz bem ao corpo. Se seu exame de sangue está com tudo em cima, você está no caminho certo.

 

Não foque na comida e esqueça o resto

Comer de maneira saudável representa apenas uma parte do nosso bem-estar. De nada adianta se alimentar bem e esquecer de outros aspectos que fazem bem à saúde, como fazer exercícios, gerenciar o estresse, dormir bem e nutrir boas relações com as pessoas.


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