6 hábitos que podem ajudar a prevenir o câncer de intestino

Cuidar bem do corpo é uma boa maneira de evitar o desenvolvimento da doença

28/05/2019



O câncer de intestino (cólon e reto) é um dos mais frequentes no Brasil --é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

 

Pelo mundo, países como os Estados Unidos e a Inglaterra estão se preocupando com o fato de esse tipo de câncer ser encontrado cada vez mais entre pessoas jovens, na faixa dos 20 aos 40 anos, aponta o HuffPost.

 

Isso pode ter muito a ver com o estilo de vida das pessoas mais jovens, uma vez que consumir muita carne processada ou álcool em excesso são dois fatores de risco da doença. Para saber como se cuidar para minimizar o risco de desenvolver câncer de intestino, confira esses seis hábitos que podem ajudar na prevenção.

 

Pegue leve no bacon

O consumo excessivo de carnes processadas (como bacon, linguiça e salsicha) eleva o risco de vários tipos de câncer, aponta a Organização Mundial da Saúde. Comer 50 gramas desse tipo de alimento (o que equivale a uma linguiça ou duas fatias de bacon) eleva em 20% as chances de desenvolver câncer colorretal.

 

Capriche nas fibras

 

Muita gente não consome nem o mínimo recomendado por dia, que são 30 g. Para aumentar a dose de fibra, consuma mais cereais matinais, pães integrais, leguminosas, verduras e frutas.

 

Não descuide da balança

O excesso de peso é uma das principais causas evitáveis de câncer, assim como a obesidade. Manter a forma, portanto, pode ser uma boa maneira de evitar o câncer de intestino.

 

Faça exercícios

As pessoas fisicamente ativas têm um risco menor de desenvolver a doença, de acordo com a Bowel Cancer UK. Essa também é uma maneira de se manter com um peso saudável, ou seja, tem um duplo benefício para a prevenção.

 

Pare de fumar

O tabagismo é fator de risco para vários tipos de câncer, e também o colorretal. Estudos apontam que o risco de desenvolver o tumor é até 21% maior entre os fumantes.

 

Reduza o álcool

Exagerar na dose prejudica também o intestino: o risco de desenvolver câncer colorretal é 17% entre as pessoas que consomem de 1,5 a 6 unidades de álcool por dia, segundo a Cancer Research UK.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação