6 respostas para as suas dúvidas sobre o açúcar

Se você está tentando parar de comer doces, pense duas vezes antes de fazer um suco de laranja

22/01/2020



Muita gente começou o ano se prometendo comer menos doces, chocolates, balas e outros alimentos industrializados açucarados. Só que, na hora de colocar o plano em prática, surgem algumas dúvidas sobre o que dá ou não dá para comer. O The New York Times reuniu algumas delas e esclarece os principais dilemas sobre o consumo de açúcar.

 

O açúcar da fruta faz mal?

Não, pois é um açúcar natural que vem acompanhado de fibras e nutrientes e é absorvido lentamente pelo organismo. Já o açúcar adicionado a bebidas e alimentos é absorvido rapidamente e pode sobrecarregar o fígado.

 

 

E as bananas e as uvas?

Devem ser comidas com moderação, pois são ricas em frutose e podem causar esse pico de açúcar no sangue rapidamente. O melhor é comer uma boa variedade de frutas.

 

Posso comer frutas secas?

Sim, com moderação. Elas são ricas em nutrientes, mas concentram uma grande quantidade de açúcar em uma porção muito pequena. O problema é que elas demoram mais do que as frutas frescas para nos saciar, e daí corremos o risco de comer mais açúcar do que deveríamos.

 

Leite conta como açúcar adicionado?

O leite não é considerado um açúcar adicionado e não sobrecarrega o fígado. Mas quem toma bebidas vegetais de soja, aveia, arroz e amêndoa deve checar as embalagens, pois elas são adoçadas.

 

Pão tem açúcar?

Os industrializados geralmente sim. E os artesanais podem conter, dependendo da receita, outros adoçantes, como mel e melaço. Se você tem dúvida, cheque com quem fornece seu pão.

 

Por que devo evitar o suco de laranja?

Apesar de a laranja ser uma fruta, perde muitas fibras ao ser espremida, e concentra o açúcar no líquido. Em vez de tomar o suco todo dia, que tal considerá-lo um regalo semanal e optar por água gelada com uma fatia de laranja?


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