7 dicas para preparar o quarto para uma bela noite de sono

Mudanças simples, como adotar um abajur ou se livrar do celular já nos ajudam a dormir melhor

20/07/2018



Relaxar é uma etapa fundamental para termos uma boa noite de sono. Para desligar das tensões do dia, tem gente que gosta de tomar um chá ou leite quentinho, há quem prefira ouvir música ou até fazer uma meditação.

 

Mas, para quem ainda assim tem dificuldades de pegar no sono, a solução pode ser simplesmente arrumar o quarto. “Esse é um ambiente de tranquilidade, por isso é importante evitar a bagunça”, explica ao Viva a Longevidade o neurologista Shigueo Yonekura, especialista em sono e médico do Instituto de Medicina e Sono de Piracicaba e Campinas.

 

Com algumas mudanças simples, já dá para criar uma atmosfera bem relaxante. Quer saber como? Confira as dicas que reunimos a seguir.

 

 

Quarto tranquilo

Se o seu quarto é pintado com cores escuras ou vibrantes, talvez seja uma boa ideia considerar pintar as paredes de tons mais claros. “Eles ajudam a transmitir mais tranquilidade”, afirma Yonekura. Paredes pintadas com tons neutros ou pastel (como os de branco, bege ou cinza) ajudam a desacelerar e dão uma sensação de calma ao quarto.

 

 

Luz mais suave

Escurecer o ambiente é a melhor maneira de pegar no sono, aponta Yonekura. O ideal é ter um projeto de iluminação para criar um ambiente acolhedor. Mas, se não dá para fazer isso, a dica é apostar na iluminação indireta, em vez de iluminar o ambiente apenas com a luminária de teto – e fugir das lâmpadas potentes e de luz fria. “É preferível uma iluminação indireta e, ao lado da cama, um abajur com luz mais suave ou amarela”, explica o especialista.

 

 

Cada um no seu lugar

Esses dois eletrônicos não são bons amigos de quem vai dormir. “Eles estimulam o cérebro e dificultam o sono. Evite ver TV, estudar, ler e trabalhar em notebooks na cama”, diz Yonekura. E nada de burlar essa proibição levando o tablet ou o celular para a cama. “A luz azul à noite confunde o organismo, fazendo-o acreditar que é dia, o que aumenta os batimentos cardíacos e faz com que a pessoa fique alerta.”

 

 

Quarto escuro de verdade

Se há aparelhos eletrônicos no quarto, descubra onde estão as fontes de luz e posicione-as de modo que não sejam vistas durante a noite. Isso vale tanto para luzinhas de carregadores ou da televisão como para o mostrador de despertadores e de relógios digitais.

 

 

 

Amigo de todas as noites

Para dormir bem, é essencial ter um colchão e um travesseiro adequados, pontua Yonekura. A escolha de ambos deve levar em conta a maneira como você dorme: quem dorme de lado, por exemplo, precisa de um travesseiro mais alto, ao passo que quem se deita de bruços deve escolher um modelo mais baixo, levando em conta o alinhamento da coluna. A densidade do colchão deve se basear no peso de cada pessoa e permitir uma boa sustentação da coluna durante o sono. Se seu colchão já tem de cinco a sete anos, considere trocar, pois ele não oferece o nível ideal de conforto e suporte, segundo o The Better Sleep Council.

 

 

No escurinho do quartinho

Se a janela do seu quarto deixa entrar muita luz da rua e dos vizinhos – além da luz das primeiras horas da manhã –, recorra a cortinas para garantir o escurinho essencial a uma noite de sono. Se a iluminação externa for muito intensa, escolha uma cortina de tecido mais grosso.

 

 

 

Dê um descanso para eles

As notificações do celular, do tablet e do computador também atrapalham o sono. Ao organizar o quarto, crie uma área especial para reuni-los longe da cama ou reserve uma gaveta para guardá-los, sugere o The Better Sleep Council. E lembre-se de sempre silenciá-los durante a noite.

 


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Comentários recentes:

Camila

04 de setembro de 2018

Veja que interessante.