A verdade sobre 3 mitos populares sobre as vacinas

Descubra por que a imunização contra o sarampo e outras doenças não faz mal à saúde

06/08/2019



A epidemia de sarampo no Brasil e no mundo levantou de novo a questão da importância da vacinação --afinal, essa é a única maneira de deter o avanço do vírus.

 

Muita gente, porém, hesita em tomar essa vacina por ouvir boatos de que ela faria mal à saúde. O blog da Faculdade de Saúde Pública de Harvard esclarece, a seguir, os três principais mitos a respeito dessa e de outras imunizações.

 

 

Vacina não causa autismo

Esse é um boato bastante difundido em redes sociais e grupos de mensagens. Os únicos efeitos colaterais das vacinas são uma leve dor no local da picada e febre baixa. Mas, como os sintomas do autismo aparecem na infância, que é um momento em que as crianças tomam diversas vacinas, tem quem diga que ele é causado pela imunização, o que não é verdade. Diversas pesquisas já foram feitas sobre o tema e nenhuma delas encontrou uma associação entre a vacinação e o autismo.

 

Seus aditivos não fazem mal

Algumas pessoas se preocupam com a presença de um conservante que contém mercúrio, o timerosal. Esse conservante, porém, já foi retirado de vacinas. Se você tiver alguma preocupação sobre os aditivos que as vacinas contêm (cujo papel é preservá-las e melhorar seu desempenho), converse com seu médico ou médica para esclarecer as dúvidas.

 

Ela não sobrecarrega a defesa do corpo

Muita gente se preocupa em dar tantas vacinas em bebês e crianças em um curto espaço de tempo. Só que esses antígenos que vão gerar uma resposta do sistema imunológico estão em bem menor quantidade do que aqueles que encontramos quando respiramos, comemos, tocamos em coisas e nos sujamos.

 

As vacinas dão ao sistema imunológico do bebê ou da criança a chance de experimentar, bem de leve, uma infecção, por isso não sobrecarregam as defesas de seu corpo. Pelo contrário: elas ajudam o sistema imunológico a funcionar de modo mais eficiente.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação