Cientistas descobrem comida favorita do câncer de mama

Tumores privados da asparagina, presente no aspargo e em frutos do mar, pararam de se espalhar

09/02/2018



Pesquisadores do Cancer Research UK Cambridge Institute, na Inglaterra, descobriram que tumores de mama podem ter muita dificuldade para se espalhar pelo corpo se forem privados de um nutriente. Na ausência de asparagina, um aminoácido (um componente das proteínas) presente em alimentos como aspargos, aves e frutos do mar, eles conseguiram parar a metástase em um teste feito com ratos.

 

Esse estudo, publicado na Nature (conteúdo em inglês), foi realizado com animais que tinham tumores agressivos de mama e, normalmente, teriam poucas semanas de vida depois de o câncer começar a se espalhar pelo corpo. Mas, quando os ratos começaram a fazer uma dieta sem asparagina ou tomaram remédios para bloqueá-la, os tumores pararam de se espalhar.

 

Os resultados, porém, ainda não foram confirmados em seres humanos. Portanto, de nada adianta tirar da dieta os alimentos ricos em asparagina. “Estamos vendo evidências crescentes de que cânceres específicos são viciados em componentes específicos da nossa dieta”, afirmou à BBC um dos autores do estudo, o professor Gregory Hannon. “No futuro, esperamos melhorar os resultados das terapias modificando a dieta de um paciente ou usando remédios que mudem o modo como os tumores acessam esses nutrientes”, ele explica.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação