Cigarro continua poluindo ambiente após apagado

Uma bituca deixada no cinzeiro libera nicotina por até cinco dias, aponta um estudo

10/02/2020



Mesmo depois de apagado, um cigarro continua emitindo substâncias que são prejudiciais à saúde por um período de até cinco dias, revela uma reportagem da Super Interessante.

 

Em 24 horas, por exemplo, uma bituca apagada libera 14% da nicotina emitida por um cigarro aceso. E durante cinco dias, o cigarro apagado libera continuamente nicotina em um ambiente. Essas são algumas das conclusões de um estudo feito pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, feito a pedido da Food And Drug Administration, órgão que regula produtos que podem afetar a saúde.

 

 

Os poluentes das bitucas são especialmente problemáticos quando estão em locais fechados, como dentro de casa ou do carro. “Você pode achar que está protegendo a saúde dos seus filhos por não fumar quando eles estão no carro, mas se as bitucas apagadas ficam em algum cinzeiro lá dentro, eles ainda estão expostos”, afirma o pesquisador Dustin Poppendieck, autor do estudo.

 

Quem fuma, portanto, não deve deixar o cigarro apagado em um cinzeiro, e sim descartá-lo em um coletor de bitucas ou na lixeira.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação