Cochilo no meio do dia evita hipertensão

Dormir um pouquinho é tão eficiente quanto maneirar no sal, aponta um estudo

03/04/2019



Sabe quando bate aquele sono depois do almoço? Aproveitar o embalo para tirar um cochilo pode não só dar um novo ânimo para a tarde mas também ser uma boa maneira de baixar a pressão arterial, informa um artigo da Saúde.

 

Uma pesquisa apresentada em uma conferência do Colégio Americano de Cardiologia aponta que dormir no meio do dia reduz a pressão arterial --um bom passo para evitar a hipertensão. Os cientistas já haviam descoberto que essa cochilada ajuda os hipertensos a reduzir a pressão e a tomar menos remédios. A novidade é que agora eles verificaram o mesmo efeito em pessoas que não têm problemas de pressão alta.

 

 

O estudo foi feito com pessoas que tinham uma média de idade de 62 anos, das quais uma em cada quatro tinha diabetes e/ou fumava. Elas foram divididas em dois grupos: um deles faria a sesta no meio do dia enquanto o outro permaneceria acordado.

 

Todos os participantes usavam um monitor portátil de pressão arterial que fazia a medição em intervalos regulares. Ao final do estudo, o resultado foi que quem cochilou registrou uma pressão 5 mmHg mais baixa do que quem não dormiu.

 

A cada hora de sono, o nível caiu, em média, 3 mmHg. “Uma queda de 2 mmHg é capaz de reduzir o risco de eventos cardiovasculares, como o ataque cardíaco, em até 10%”, explica o cardiologista Manolis Kallistratos, do Hospital Geral Asklepieion, na Grécia, que participou da pesquisa.

 

Ele ressalta que cochilar é tão efetivo quanto mudar hábitos --maneirar no sal, por exemplo, reduz a pressão em cerca de 3 a 5 mmHg. “Quem possui o privilégio de tirar uma soneca durante o dia vai melhorar sua pressão. Os cochilos podem ser facilmente adotados e não têm custo”, conclui Kallistratos.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação