Como a alimentação pode evitar a perda de músculos

A ingestão de proteínas na dose certa é fundamental para prevenir a sarcopenia

24/05/2018



Conforme a idade avança, é natural começarmos a perder a nossa massa muscular – uma condição conhecida como sarcopenia. Para evitar que ela prejudique as nossas capacidades, é preciso se cuidar desde cedo, fazendo exercícios (especialmente os que trabalham a força muscular) e não descuidando da alimentação e do consumo adequado de proteínas, aponta a  Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) em artigo para a Saúde.

 

A quantidade de proteínas que colocamos no prato é fundamental para controlar a sarcopenia, especialmente entre as pessoas mais velhas. Quanto mais envelhecemos, mais proteínas são necessárias para manter os músculos saudáveis, uma vez que com a idade começa a haver uma resistência natural do organismo a usar seus recursos para construir e repor as proteínas dos músculos.

 

 

 

Só que não adianta sair por aí comendo proteínas indiscriminadamente: segundo a SBAN, depois dos 65 anos, por exemplo, as pessoas devem consumir diariamente de 1 g a 1,2 g desse nutriente por quilo de peso. Até lá, o recomendado são 0,8 g por quilo por dia.

 

Ao escolher o que comer, devemos também levar em conta a qualidade da proteína. As mais eficientes para promover a recuperação e o crescimento dos músculos são as que possuem alto teor de leucina e são rapidamente digeridas, como as proteínas do soro do leite.

 

Para que as proteínas sejam destinadas aos músculos, também é importante disponibilizar energia ao organismo, ou seja, não descuidar dos carboidratos, que devem compor metade das calorias que ingerimos em um dia. Por fim, a hidratação adequada é outro ponto fundamental para a saúde da massa muscular – o ideal é beber de 20 a 45 mililitros de água por quilo de peso todo dia.

 

Sempre importante lembrar: procure um nutricionista para criar um plano alimentar adequado para os seus objetivos.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação