Como corrigir a má postura nas atividades do dia a dia

Se você está sentindo aquela dorzinha nas costas, pode estar forçando a coluna em posições erradas.

01/04/2019



Quando pensamos em bem-estar, duas coisas vêm à mente: alimentação e exercícios. Mas você reparou em como está seu corpo enquanto você lê esse texto? Se estiver curvado para a frente, é um mau sinal; se você estiver olhando para baixo, também.

 

Manter uma boa postura é tão importante para ter uma vida saudável quanto comer e se exercitar. Afinal, forçar a musculatura e os ossos da coluna logo traz incômodos, como dores e torcicolo, mas com o tempo pode causar problemas sérios, como hérnias e até mesmo uma alteração postural irreversível.

 

 

“A postura correta é a que respeita as curvas fisiológicas da coluna”, explica o ortopedista Luciano Pellegrino, especialista nesse campo. Essas curvas são a cervical (região do pescoço), a torácica (área do peito) e a lombar (onde está a barriga). “Ao longo do tempo, a má postura degenera a coluna, gasta os discos, o que pode evoluir para uma hérnia, e provoca espasmos musculares que causam dor”, completa.

 

Para evitar esses problemas, é importante observar o corpo durante as atividades cotidianas, como trabalhar no computador, dirigir, andar, digitar no celular, levantar peso e até mesmo sentar no sofá.

 

Não existe uma regra estrita de boa postura para todos —nem mesmo seguir o velho conselho de ficar com a coluna reta. O importante é manter uma postura organizada, como define a fisioterapeuta e bailarina Cristina Heydt, fundadora da Escola da Coluna. “A postura organizada é equilibrada, simples, flexível, economiza esforço: você senta e fica bem assim”, explica. “A vida sedentária está desorganizando a postura. O resultado disso é um achatamento da coluna vertebral e enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna ereta.”

 

/
/
/
/
/
/
/

Fonte: Luciano Pellegrino, médico ortopedista especializado em coluna.

 

Por isso, o primeiro passo para acostumar o corpo a ter uma postura organizada é colocá-lo em movimento tendo uma vida ativa, fazendo exercícios para fortalecer músculos e ossos. “Caminhar é ótimo para a coluna, porque ativa a musculatura, e suas curvas estão na posição correta”, afirma Pellegrino.

 

“A postura correta é a que respeita as curvas fisiológicas da coluna.”

Luciano Pellegrino, ortopedista

O segundo é reduzir ao máximo o sedentarismo, ou seja, nada de passar horas sem levantar da cadeira ou do sofá. E o terceiro é observar como você está posicionando seu corpo durante as suas atividades cotidianas, para corrigir os erros mais comuns de postura. “A pior posição é a sentada, porque achata as vértebras, e as curvas da coluna perdem o seu desenho natural”, diz Heydt.

 

Quando estamos sentados, devemos manter a coluna em uma posição que respeite o desenho dessas curvas. “Os ombros devem estar sempre alinhados com as orelhas”, ensina Pellegrino. Isso vale tanto para a cadeira do escritório como para o sofá da sala e o banco do carro.

 

O segundo é reduzir ao máximo o sedentarismo, ou seja, nada de passar horas sem levantar da cadeira ou do sofá. E o terceiro é observar como você está posicionando seu corpo durante as suas atividades cotidianas, para corrigir os erros mais comuns de postura. “A pior posição é a sentada, porque achata as vértebras, e as curvas da coluna perdem o seu desenho natural”, diz Heydt.

 

Quando estamos sentados, devemos manter a coluna em uma posição que respeite o desenho dessas curvas. “Os ombros devem estar sempre alinhados com as orelhas”, ensina Pellegrino. Isso vale tanto para a cadeira do escritório como para o sofá da sala e o banco do carro.

 

 “A postura organizada é equilibrada, simples, flexível e economiza esforço.”

Cristina Heydt, fisioterapeuta

Se você perceber que está curvando os ombros em direção ao computador, por exemplo, corrija essa posição. “Hoje, a principal má postura é a de digitar no celular. Quando você inclina a cabeça para a frente, perde a curvatura da cervical”, avalia o ortopedista.

 

Outros princípios básicos são manter o abdome contraído — isso estabiliza a coluna —, apoiar os pés no chão e manter a lombar, no finzinho das costas, encostada na cadeira, no banco ou no sofá. “É claro que se você for ao cinema, por exemplo, nem sempre vai dar para se acomodar corretamente na poltrona, e tudo bem, porque é uma exceção”, diz Pellegrino.

 

Os benefícios de manter uma postura organizada, reforça Heydt, vão além da linha da coluna. “A postura é significativa para a atitude que você tem perante a vida. Uma postura desorganizada reflete uma atitude semelhante em relação a como você conduz a sua vida”, conclui.

 

Uma postura correta:

  • Evita o cansaço, porque os músculos são usados da maneira correta e sofrem menos tensão.
  • Diminui o impacto nas articulações, que pode causar artrite ou artrose.

Previne dores nas costas e nos músculos.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação