Como cuidar da sua pele no inverno

Dermatologistas dão dicas para sofrer menos com o ressecamento na temporada mais fria do ano

16/07/2019



Quando a temperatura cai, a gente começa a sentir na pele. Com os ventos gelados e os banhos mais quentes no inverno, a pele fica mais ressecada, os lábios racham e manchas vermelhas podem aparecer pelo corpo.

 

Esses incômodos podem até mesmo evoluir para doenças que causam coceiras, manchas e lesões (como a psoríase e os eczemas), aponta um artigo do F5.

 

 

Isso tudo acontece porque no inverno nossa pele fica mais ressecada, pois perde menos água e recebe menos sol, explica a dermatologista Karla Assed. Uma maneira de amenizar isso é maneirar no banho quente --ou seja, não ficar mais de cinco minutos debaixo da água e deixar a temperatura o mais morna possível. Outra dica é evitar fazer esfoliações e usar bucha no máximo uma vez por semana.

 

Outro ponto importante é caprichar no hidratante. "A transpiração corporal diminui no frio, e essa oleosidade, que hidrata a pele e funciona como uma barreira de proteção, é reduzida. Por isso ela fica mais suscetível a doenças como o eczema e a dermatite", explica a dermatologista Mayara Bravo.

 

Ela recomenda usar o hidratante após o banho e preferir os produtos que contêm pasta de amônia, manteiga de karité, ureia, pantenol ou nicotinamida. Para ter uma hidratação mais intensa, sua dica é usar óleos no banho e, ao sair, passar o hidratante, reforçando o uso nas extremidades do corpo.

 

Já para proteger os lábios do ressecamento, o ideal é usar um protetor labial e reforçar a hidratação do corpo tomando mais líquidos, como água e chá. No caso dos cabelos, a caspa pode se intensificar no inverno, então o indicado é usar um xampu que resseca o couro cabeludo e hidrata a ponta dos fios durante todo o inverno.

 

Por fim, nada de abolir o filtro solar durante o frio, pois a radiação solar continua presente, mesmo nos dias nublados. O ideal é continuar usando filtros com FPS 30, no mínimo.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação