Como diminuir o cansaço por trabalhar em casa

6 dicas para amenizar o estresse causado pela a experiência do home office

11/06/2020



Engana-se quem pensa que o home office pode ser menos cansativo do que pegar trânsito para ir ao trabalho, sair para almoçar e cumprir tarefas na rua. Trabalhar em casa tem feito muitas pessoas se sentirem mais fatigadas e menos produtivas, aponta um artigo publicado pela NBC Today.

 

Encarar uma experiência traumática — como a ameaça de ficar doente por causa do novo coronavírus — faz as pessoas ficarem menos concentradas e com mais dificuldade de terminar as tarefas que começam, explica a especialista em relações de família Melanie Ross Mills.

 

 

 

Durante a pandemia, isso tem acontecido também com quem já estava acostumado a fazer home office. "Estamos diante de uma verdadeira ameaça, e uma resposta psicológica é inevitável", explica Beth Darnall, professora de Psicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

 

Quando nos sentimos em perigo, nosso sistema nervoso entra em modo de alto alerta, aumentando a frequência cardíaca e respiratória. Os níveis de cortisol e adrenalina no sangue sobem. "Tudo isso é fisicamente fatigante. Mentalmente, fica difícil se concentrar quando você está lendo notícias sobre a doença", diz Darnall.

 

Para contrabalançar esses efeitos e reduzir o cansaço causado por esse estresse, os especialistas sugerem adotar algumas atitudes:

 

Siga uma nova rotina

Mesmo que esteja em casa, crie o hábito de se vestir, tomar banho, comer, trabalhar e dormir em horários definidos. Essa é uma maneira de ensinar ao cérebro que nossa vida está estabilizada.

 

Pegue leve consigo

Ninguém está conseguindo manter a produtividade de antes da pandemia, então tenha compaixão de si e lembre-se de que ninguém está no pico de produtividade.

 

Crie um ritual de fim do expediente

Pegar o carro, a bicicleta ou o transporte público para voltar para casa nos ajuda a desligar do trabalho. Como esse ritual está suspenso, crie um novo, que ajude a marcar a transição do trabalho para o tempo de descanso.

 

Maneire nas notícias

Passar o tempo todo na internet lendo cada atualização sobre a Covid-19 tira nossa concentração e aumenta o estresse. Tente passar um dia ou dois sem ler ou ver notícias e perceba se seu sono e a sua concentração melhoraram.

 

Respire pela barriga

Uma boa maneira de acalmar o sistema nervoso e retomar a concentração é fazer exercícios de respiração, meditações rápidas ou mesmo ouvir áudios de relaxamento guiado. "Tudo isso equilibra os efeitos do estresse, pois estamos nos treinando de volta à estabilidade", diz Darnall.

 

Reconheça as demandas

Neste momento, até ir às compras virou um desafio. Reconhecer as responsabilidades adicionais que essa fase nos traz (como cuidar das crianças, fazer compras para parentes idosos e limpar a casa) nos ajuda a lidar com essas tarefas de modo menos estressante.


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