Como lavar as mãos mata o novo coronavírus

A higienização com água e sabão é altamente eficiente –até mais do que o uso do álcool em gel

12/03/2020



Os vírus podem sobreviver durante várias horas fora do nosso corpo, por isso podem ser transmitidos quando tocamos em uma superfície contaminada por eles. Desinfetantes e álcool em gel são boas maneiras de eliminá-los, mas o melhor mesmo continua sendo lavar as mãos com água e sabão --e o professor de química Palli Thordarson, da Universidade de New Wales, na Austrália, explica por que em um artigo para o The Guardian.

 

O Sars-Co-V-2, assim como outros vírus, tem uma membrana de gordura que é seu ponto mais fraco. Quando usamos sabão, ele dissolve a membrana de gordura e o vírus se desfaz e fica desativado.

 

 

Isso acontece porque o sabão tem substâncias semelhantes a gorduras que são muito parecidas com as que estão na membrana do vírus. Quando o sabão entra em contato com o vírus, suas moléculas competem com as que estão na membrana do micro-organismo --é mais ou menos assim que o sabão tira sujeira das nossas mãos.

 

O sabão não só afrouxa a "cola" entre o vírus e a nossa pele mas as ligações entre as proteínas, as gorduras e o material genético do vírus.

 

Produtos à base de álcool que contenham de 60% a 80% de etanol também podem eliminar os vírus dessa maneira. O sabão leva vantagem porque com um pouco dele dá para cobrir facilmente toda a mão. No caso do álcool, é preciso embeber o vírus no álcool por um momento, e esfregar álcool em gel na mão não garante que toda a superfície foi coberta. "Sabão é melhor, mas use álcool em gel quando ele não estiver disponível", afirma o especialista.

 

Já sabe como lavar as mãos da maneira correta? Confira, a seguir, as recomendações da Anvisa:

 

COMO HIGIENIZAR AS MÃOS

 

1 - Enxágue as mãos

 

2 - Coloque na palma da mão sabonete suficiente para cobrir toda a superfície dela

 

3 - Friccione as palmas das mãos entre si

 

4 - Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos (e depois faça o mesmo trocando as mãos)

 

5 - Entrelace os dedos e friccione o espaço entre eles

 

6 - Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e depois troque as mãos)

 

7 - Use a mão esquerda para esfregar o polegar direito (e depois troque as mãos)

 

8 - Friccione a ponta dos dedos e as unhas da mão esquerda contra a palma da direita (e depois troque as mãos)

 


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação