O que é alimentação saudável e por que você precisa adotá-la

Pensou em dieta e restrições, não é? Alimentação saudável é fazer as pazes com a comida

31/08/2020 - por Daniel Cady



Alimentação saudável está intimamente ligada à forma como você se relaciona com o alimento. Então, para a gente começar a nossa conversa, responda com sinceridade as perguntas abaixo. 

 

  • Você come por comer?
  • Por que você come uma coisa e não outra?
  • Existe culpa enquanto você se alimenta?

 

Todo mundo já teve algum tipo de experiência mais ou menos positiva com a comida. Em alguns casos, essas más experiências podem deixar traumas que fazem com que algumas pessoas usem a alimentação como válvula de escape para suas frustrações e tristezas ou como uma forma de recompensa.

 

Passar a se alimentar de maneira mais saudável começa, então, com estar atento aos sinais internos que o seu corpo envia para você, de comer quando se está com fome e parar de comer quando você já estiver saciado. Significa também deixar de usar a comida para preencher os espaços vazios gerados pelas insatisfações da nossa vida.

 

Alimentação saudável não tem alimentos proibidos

 

É muito comum que a gente associe alimentação saudável à dieta, o que é um erro.

 

A dieta representa um plano alimentar restritivo, engessado e que geralmente está associado a “sofrência”. Até mesmo quando essa dieta é indicada por um nutricionista, ignora-se o sentimento do que a comida representa para aquela pessoa.

 

Então, quem pratica essa realidade de dieta acaba entrando num ciclo vicioso, o tão conhecido “efeito sanfona” das dietas. A desconexão da falta do prazer não se sustenta por muito tempo.

 

Quando nos conectamos com o alimento, sem descartar a relação que temos com a comida e com o histórico afetivo que trazemos (aquelas boas memórias da comida, sabe?), percebemos que comer de forma saudável é mais libertador e prazeroso.

 

Não existem comidas proibidas na alimentação saudável. Em sua essência, o saudável é fazer as pazes com a comida, sem vê-la também apenas como um pote de nutrientes que vai agir aqui ou acolá.



É possível ter resultados estéticos e ter uma saúde física e mental se alimentando com prazer!

O grande lance da alimentação saudável é ressignificar essa relação com o alimento. O autoconhecimento e a informação são elementos imprescindíveis para você encarar a sua alimentação de uma nova forma e redescobrir o prazer.

 

Precisamos entender o que está faltando, de fato, em nossas vidas. E após essa reflexão, precisamos nos lembrar de que qualquer mudança no estilo de vida deve ser feita pensando em um passo de cada vez. É muito mais fácil cumprir pequenas metas do que tentar mudar tudo de uma vez.

 

Comida de verdade para uma alimentação saudável

 

É parte da alimentação saudável também conhecer o que comemos, como aquela comida é feita e de onde vêm nossos alimentos. Percebo que temos dado passos largos no caminho da tecnologia, da comida ultra processada, com prazos de validade extensos e tudo mais que modificam muito o alimento, deixando de lado o valor do que é essencial.

 

Saúde tem a ver com se alimentar com consciência, comendo comida de verdade!

Eu acredito na comida que vem da terra e que, por isso, a saúde da água, do solo e dos animais é transmitida, de alguma forma, para a gente — gerando bem-estar, saúde ou doença.

 

Por isso, a alimentação saudável passa por dar apoio aos produtos da agricultura familiar, produção orgânica e agroecológica. E dentro dos mercados, é imprescindível saber ler as letras miúdas dos componentes dos rótulos das embalagens e entender o que, de fato, contém ali.

 

Não é preciso estar doente para começar a adotar uma alimentação saudável, pelo contrário!

 

A alimentação saudável é o primeiro passo que você pode dar para cuidar da sua saúde e evitar doenças, pois um corpo bem nutrido aumenta a sua imunidade, além de proporcionar bem-estar, disposição, energia e alegria de viver.

 

Um dos meus propósitos de vida passa pela missão de tornar essa jornada possível, sadia, equilibrada e livre. Viver de forma saudável é possível, mais simples e mais saboroso do que você imagina. Vamos juntos?

Daniel Cady

Daniel Cady é nutricionista especializado em nutrição clínica e esportiva e atleta amador.

 

Ele participou da Live Plataforma Com Você Longevidade dando dicas e conselhos sobre como adotar uma rotina saudável durante a pandemia do novo coronavírus.  Veja como foi.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação