Check-up para cuidar da saúde: por onde começar?

Afinal, cuidar bem do corpo e da mente é fundamental para vivermos mais — e melhor.

30/12/2019



Levar uma vida melhor no próximo ano, cuidando mais da saúde, faz parte da lista de resoluções de ano novo de muita gente. Mas, diante de tantas escolhas que podem ser feitas para comer melhor, se exercitar mais e se estressar menos, você sabe por onde começar?

 

Para ter uma boa qualidade de vida hoje e no futuro, é preciso prestar atenção a esses e muitos outros aspectos. “Quem se cuida e faz exames regularmente tem mais chances de ter uma velhice saudável e independente”, afirma Márcia Medeiros Gonçalves, clínica geral e médica de Normas e Procedimentos da Bradesco Seguros.

 

Quiz: O que pode melhorar na sua saúde em 2020?

 

 

Quando pensamos no nosso bem-estar, cuidar do corpo é a primeira coisa que vem à mente — ou seja, fazer exercícios e ter uma dieta balanceada. Essas são duas atitudes que dependem apenas da nossa iniciativa para começar, mas não devemos parar por aí.

 

É preciso fazer também alguns exames para saber se está tudo bem. Segundo Márcia, o ideal é consultar um clínico geral uma vez por ano, para fazer uma avaliação de saúde e os exames básicos: tirar a pressão, e medir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. “Com esses exames, nos protegemos contra o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto, que aumentam o risco de ter um AVC, uma angina ou um infarto”, completa a médica.

 

O cuidado com a saúde mental não pode ser deixado de lado. “O bem-estar mental é fundamental para a saúde e a qualidade de vida”, ressalta o médico e psicólogo Roberto Debski. “Quando o estresse crônico ou o burnout se instala, aumenta muito a predisposição para desencadearmos doenças crônicas como hipertensão arterial, enxaqueca, disfunção erétil, distúrbios do sono, diabetes e problemas gastrointestinais.”

 

Tudo pronto para começar a cuidar mais de todos os aspectos da sua saúde? Faça esse quiz elaborado pelo Viva a Longevidade e avalie em quais pontos dá para fazer melhor em 2020.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação