Para que serve a próstata (e como detectar problemas)?

Por que é importante prestar mais atenção a essa importante glândula masculina

31/10/2019



Você sabe o que é a próstata? Um em cada quatro homens com mais de 50 anos dizem que não, aponta uma pesquisa da Associação Europeia de Urologia. Não seja por isso: a BBC explica qual é sua função e a quais sinais os homens devem ficar atentos para não ter problemas com essa glândula.

 

Para começar, a próstata é uma glândula do tamanho de uma bola de pingue-pongue e que fica entre a base do pênis e o reto. É ela que produz o líquido prostático (ou seminal), que é direcionado para os testículos para ajudar a transportar os espermatozoides.

 

 

Até aí, tudo simples. O problema é quando ela começa a sofrer alterações como a hiperplasia (um aumento benigno, mas que bloqueia o fluxo da urina), a prostatite (inflamação por infecção bacteriana) ou até mesmo passa por um crescimento anormal das células --o câncer de próstata.

 

Alguns sinais podem indicar a hiperplasia, como fluxo fraco de urina, vontade de urinar urgentemente ou acordar várias vezes à noite para isso. São desconfortos leves, mas podem evoluir e indicar condições mais graves, por isso é importante ir ao urologista para entender o que está acontecendo.

 

Já o câncer de próstata é assintomático, ou seja, não dá sinais em sua fase inicial. A única maneira de descobri-lo em sua fase inicial é fazer dois exames de rotina uma vez ao ano após os 50 anos: o de toque retal e o exame de sangue para medir os níveis de PCA, uma proteína produzida pela próstata (níveis elevados podem sinalizar um tumor).

 

Se o câncer for detectado precocemente, as chances de cura são altas. "O importante é detectar doenças a tempo. A chave é a prevenção e a detecção precoce", afirma o urologista Juan Carlos Vélez, secretário-geral da Sociedade Colombiana de Urologia.


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação