Por que algumas pessoas pegam resfriado e outras não?

Uma dica: a resistência do seu organismo a esse vírus pode cair se você for fumante

12/09/2018



Quando começa a temporada dos resfriados, tem sempre aquela pessoa muito sortuda que não pega um. Na verdade, não é sorte, e sim uma questão de quão fortes são as células do nosso nariz, esclarece o Science Daily (conteúdo aqui, em inglês).

 

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram que a resposta que as células das nossas vias aéreas dão ao vírus do resfriado comum varia de pessoa para pessoa.

 

 

 

Quando o rinovírus –que causa o resfriado-- chega ao nosso nariz, essas células respondem e o eliminam antes que ele consiga se replicar e causar os sintomas do resfriado. Mas, em alguns casos, quem se expõe ao vírus pega o resfriado, que pode ser leve ou grave.

 

Os pesquisadores também descobriram que nas células do nariz a resposta contra o vírus foi mais forte do que nas células do pulmão. Em contrapartida, as células do pulmão se mostraram mais eficientes na defesa contra o estresse oxidativo, um tipo de dano celular causado por vírus ou substâncias irritantes, como fumaça de cigarro e pólen.

 

Um achado interessante do estudo foi que, quando as células do nariz têm que combater esse estresse oxidativo, elas se enfraquecem e ficam mais vulneráveis ao vírus do resfriado. "Elas sobrevivem à fumaça do cigarro, mas não conseguem lutar contra o vírus, por isso ele se desenvolve melhor", explica Ellen Foxman, autora do estudo. "O que nós descobrimos é que quando sua via aérea está tentando lidar com outro tipo de estresse, ela se adapta, mas o custo é a vulnerabilidade à infecção pelo rinovírus.”

 

O estudo, explica Foxman, mostra que existe uma ligação entre a exposição a fatores ambientais e a tendência de pegar resfriados, e também pode explicar por que fumantes tendem a ser mais suscetíveis ao rinovírus. Mais uma boa razão para parar de fumar (quer saber como? A gente explica aqui).


Compartilhe:

0 Comentários:

Comentário enviado
para aprovação