Por que chá, chocolate e amoras podem nos fazer viver mais
Esses alimentos são ricos em flavonoides, que reduzem risco de morte do coração ou por câncer
Comer um chocolate, tomar uma xícara de chá ou uma taça de vinho são hábitos que podem nos ajudar a viver mais. Um novo estudo mostra que o consumo de flavonoides --nutriente presente em todos esses alimentos, provenientes de plantas-- pode reduzir o risco de câncer e de morte por problemas cardiovasculares, informa o The New York Times.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores avaliaram os dados de 56.048 pessoas, acompanhando sua dieta e sua saúde durante 23 anos (nesse período, 14.083 delas morreram). O estudo foi publicado na Nature Communications.
Depois de controlar outras variáveis, como tabagismo, hipertensão e colesterol, os autores do estudo descobriram que as pessoas que mais consumiram flavonoides reduziram em 17% o risco de mortalidade (e em 15% o de morrer do coração) em relação aos que menos ingeriram flavonoides. Em relação ao câncer, a redução foi de 20%. Essa associação ficou mais forte quando o consumo foi de cerca de 500 mg por dia --e favoreceu mais os fumantes, os que bebiam em excesso e os obesos.
Além do chocolate, do chá e do vinho, outras boas fontes de flavonoides são frutas cítricas, maçã, brócolis e frutinhas escuras, como mirtilo e amora. Para chegar às 500 mg diárias, é preciso consumir uma xícara de chá, uma maçã, uma laranja ou 100g de mirtilo ou brócolis.
"As pessoas que mais consumiam flavonoides também tinham uma tendência a ter uma dieta mais saudável", diz Nicola Bondonno, autor do estudo. "Mas os flavonoides foram associados a um risco menor de mortalidade mesmo depois de ajustarmos outros componentes da dieta e também entre os que tinham maior consumo de frutas e vegetais."
Tags: